Thaisa Galvão

22 de novembro de 2007 às 18:45

João Maia é o único estreante do PR em todo país a integrar Elite do Congresso [0] Comentários | Deixe seu comentário.

Pelo quinto ano, a empresa de consultoria e comunicação Arko Advice faz um estudo e apresenta os nomes de deputados e senadores apontados como a “Elite Parlamentar no Congresso Nacional”.
A quinta edição da pesquisa acaba de ficar pronta com os nomes de 100 deputados e 35 senadores.
Do Rio Grande do Norte, são 3 os apontados como representantes dessa elite.
O senador José Agripino e o deputado Henrique Alves, que em outras ocasiões vêm sendo apontado pelo DIAP como políticos influentes.
E o deputado estreante João Maia, considerada a novidade da publicação.
Além de único parlamentar de primeiro mandato do RN figurando na lista, João foi também o único entre os políticos com primeiro mandato do seu partido, o PR, tanto na bancada da Câmara quanto na do Senado, a integrar a lista poderosa.
De acordo com o relatório da Arko, para integrar a elite, o parlamentar tem que ter, entre outros critérios, vasta experiência pública.
São levados em consideração também fatores como o poder de mobilização, a capacidade de influência sobre a agenda legislativa e o êxito alcançado na defesa de pleitos.
Segundo o relatório, o presidente do PR no RN está entre as lideranças informais com qualificações pessoais reconhecidas por um grupo de parlamentares e que, de acordo com o estudo, o capacitam a influenciar a agenda legislativa e o processo deliberativo dos assuntos econômicos. O estudo menciona João Maia entre os nomes de grande destaque na bancada dos economistas, ao lado do deputado Antônio Palocci (PT-SP) e do senador Aloizio Mercadante (PT-SP).
O estudo Elite Parlamentar no Congresso Nacional será lançado em breve, em formato de livro.
João se destacou na Câmara como relator da Lei do Gás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*