Thaisa Galvão

23 de janeiro de 2013 às 11:27

Ministro da Saúde quer reunir Carlos Eduardo e Rosalba para ‘garantir’ gestão pactuada [0] Comentários | Deixe seu comentário.

Depois de se reunir com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o prefeito Carlos Eduardo vai convidar a governadora Rosalba Ciarlini para acompanhá-la em nova audiência com o ministro, na próxima semana.

A sugestão do ministro é garantir a gestão a 3, um pacto entre as esferas federal, estadual e municipal, para acabar com a crise na saúde pública do Rio Grande do Norte, que envolve governo e prefeitura.

Gestão pactuada como já acontece, de fato, mas não é cumprida, nunca foi de direito.

Programas da Prefeitura como UPA, têm gestão pactuada. Mas Prefeitura sempre reclamou que governos do estado e federal pouco fizeram.

E governo estadual sempre disse que fez…

E governo federal sempre se manteve em silêncio.

 

Ao amarrar as 3 esferas, o prefeito Carlos Eduardo estará se prevenindo contra dor de cabeça no futuro.

Ele vem acompanhando os problemas no setor de saúde do governo, e viu que o movimento “Fora Rosalba” surgiu exatamente nessa área.

Para o prefeito, a hora de correr é essa.

Resta saber se o governo federal vai prometer e cumprir…ou só prometer.

A gestão municipal de Natal é aliada do Planalto. A estadual…adversária.

E por mais que ministros e presidentes digam que o governo é democrático, a prática tem mostrado o contrário.

Mas…como quem está sugerindo a reunião entre os dois poderes é o próprio ministro Padilha…

 

A sugestão foi feita ontem durante audiência de Carlos Eduardo e o secretário de saúde Cipriano Maia, com o ministro da Saúde.

 

*

E na audiência de ontem com o ministro Alexandre Padilha, Carlos Eduardo entregou um documento solicitando o apoio do governo federal para enfrentar diversos problemas encontrados.

“A reconstrução do SUS em  Natal requer um decisivo apoio do Ministério da Saúde para que possamos assegurar, no menor espaço de tempo, o  funcionamento regular dos serviços e a reorganização do sistema municipal de saúde”, apela o  prefeito no documento, que pleiteia junto ao Ministério da Saúde, desde apoio à implantação de ações com ênfase no combate à dengue, passando por recursos para investimentos na reestruturação da rede de atenção primária, incluindo construção de novas unidades, reforma  e ampliação de Unidades existentes, até recursos para construção de um Hospital Público  municipal.

Padilha, Carlos Eduardo e Cipriano Vasconcelos em audiência ontem

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*