Thaisa Galvão

31 de janeiro de 2013 às 22:50

Marcus Vinícius Coelho é eleito presidente nacional da OAB [1] Comentários | Deixe seu comentário.

Do G1:

 

Marcus Vinicius Coelho é eleito presidente nacional da OAB

Maranhense irá suceder Ophir Cavalcante no comando da entidade. Posse da nova diretoria nacional vai ocorrer na manhã desta sexta

Fabiano CostaDo G1, em Brasília

 

Coelho foi eleito para presidir a OAB no triênio 2013-2016 (Foto: Eugênio Novaes/OAB)

Os conselheiros federais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) elegeram na noite desta quinta-feira (31) o maranhense Marcus Vinicius Furtado Coelho para o comando nacional da entidade. Foram 64 votos a favor, 16 contra e um voto em branco.

Aos 41 anos, o advogado irá comandar uma associação que representa cerca de 700 mil profissionais e administra um orçamento anual de cerca de R$ 30 milhões.

Furtado Coêlho irá suceder o advogado Ophir Cavalcante, que estava à frente da entidade desde 2010. O mandato do novo presidente se estenderá até 2016.

Atual secretário-geral da OAB, Furtado Coêlho disputou a presidência da entidade com o advogado paranaense Alberto de Paula Machado. Ex-presidente da seccional da Ordem no Paraná, Paula Machado havia ocupado nos últimos três anos o cargo de vice-presidente da associação de classe.

Apesar de ter nascido no município de Paraibano, no Maranhão, Furtado Coêlho viveu a maior parte da vida no Piauí, estado no qual fez sua carreira. Ele é doutor em Direito Processual pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

A eleição dos integrantes da nova direção do Conselho Federal da Ordem foi indireta. Pelo regimento interno, somente os conselheiros federais têm direito a voto. As seccionais dos 26 estados e do Distrito Federal elegem, cada uma, três conselheiros. São eles os responsáveis pela escolha da cúpula nacional da associação.

A posse da nova diretoria da OAB está marcada para a manhã desta sexta, às 9h, em sessão ordinária do conselho federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*