Thaisa Galvão

1 de janeiro de 2019 às 10:44

Antes de deixar a Secretaria de Segurança do Estado, delegada Sheila Freitas divulga balanço da pasta em 2018 e apresenta redução de índices de violência [0] Comentários | Deixe seu comentário.

Secretária de Segurança do Governo Robinson Faria, a delegada Sheila Freitas divulgou um balanço da pasta no ano de 2018.

Segue o que foi enviado ao Blog pela titular da Segurança que deixa o cargo com o governador Robinson Faria.

Redução de homicídios alcança 18% em 2018

Foram poupadas 436 vidas em relação ao ano de 2017. Dezembro foi o mês menos violento dos últimos seis anos.

De acordo com a Coordenadoria de Informações Estatística e Análise Criminal (Coine), em 2017 foram 2.386 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), e em 2018 foram 1.950, sendo assim poupadas 436 vidas em relação ao ano anterior.

Os Crimes Violentos conta o Patrimônio (CVP) também sofreram uma diminuição, passando de 13.228 em 2017 para 11.937 em 2018, apresentando uma variação de 6.8%.

Por meio da Ronda integrada, as Áreas Integradas de Segurança Públicas (AISPs) demonstraram uma redução na violência de 37.8%, se comparado ao ano de 2016, quando ainda não existia a operação.

Viaturas

A Sesed entregou no último mês, 50 viaturas para a PM, através de um convênio assinado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Ao longo do ano foram distribuídas 23 vans para todas as regiões do estado, por meio de um investimento de quase R$ 6 milhões do projeto Governo Cidadão.

A Polícia Civil recebeu 57 viaturas e a PM 50, também com recursos do Banco Mundial.

O Tribunal de Justiça garantiu 23 novas viatura para a PM e mais 50 veículos foram entregue pela Assembleia Legislativa.

Alerta cidadão

A Secretaria de Segurança disponibilizou para população o aplicativo Alerta Cidadão que irá auxiliar na recuperação dos celulares roubados.

Por meio do celular ou do computador, a população poderá baixar o conteúdo e cadastrar as linhas que desejar.

Concursos

Durante o ano de 2018, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) iniciou a formação dos praças e oficiais aprovados no último concurso.

O Itep realizou um concurso público, após quase 18 anos, e foram nomeados 165 servidores para os cargos de perito criminal, perito médico legista, agente técnico forense e agente de necrópsia.

Já a Polícia Militar permanece com o concurso em andamento, na fase de apresentação dos exames de saúde.

Para a Polícia Civil, o certame está em fase de elaboração.

Recursos Federais

Um convênio, no valor de R$ 80 milhões, que foi assinado entre Sesed e Senasp irá implementar as estruturas e equipamentos das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Centro Integrado de Operações Aéreas, CIOSP, CICCR(Centro de Integrado de Comando e Controle Regional) e Centro de Inteligência da SESED.

Força Nacional

Atuando ostensivamente, a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) já contribuiu para mais de 190 prisões em Natal e Mossoró e promoveu diversas apreensões entre janeiro e novembro de 2018.

Ao todo foram 197 prisões em 11 meses.

Somado a isso, a FNSP tirou de circulação 62 armas de fogo e 556 munições, apreendeu 28 menores infratores e recuperou 73 veículos com registro de roubo, além de ter realizado abordagens a 57.377 pessoas, 14.611 motocicletas, 10.544 carros e 39 residências.

No Rio Grande do Norte, a Força Nacional atua em parceria com as demais Forças de Segurança Estaduais, visando promover uma maior sensação de segurança para a população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*