Thaysa Galvão
Thaysa Galvão
Thaysa Galvão
Thaysa Galvão
Thaysa Galvão
Holiday

Thaisa Galvão

4 de dezembro de 2016 às 5:29

Presidente do PT diz que partido só tem Lula como candidato a presidente em 2018 [0] Comentários | Deixe seu comentário.

Da Folha:

 

‘Lula é nosso candidato para 2018, não temos um plano B’, diz Rui Falcão

 

FÁBIO ZANINI

EDITOR DE “PODER”

 

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, 73, diz que o partido não tem plano B para uma candidatura presidencial em 2018 que não seja a de Luiz Inácio Lula da Silva.

“Quem pensa em plano B descarta o plano A”, diz Falcão, que rejeita apoio a outro nome de esquerda, como Ciro Gomes (PDT).

Falcão, que deixará o cargo em abril de 2017, defende Lula para o comando do PT.

Em 2016, o PT viveu um dos piores momentos desde sua fundação, em 1980. Sofreu um impeachment que o apeou da Presidência, perdeu 61% das prefeituras que governava, viu dirigentes serem presos e o próprio Lula virar réu na Lava Jato.

Falcão reconhece alguns erros, mas atribui a sucessão de infortúnios a um “processo de perseguição” ao partido –no qual o juiz Sergio Moro teria papel proeminente.

 

*

 

Folha – 2016 foi o pior ano da história do PT?

Rui Falcão – Nós fomos vítimas de um processo de perseguição. Tivemos a prisão ou condução coercitiva de dois ex-ministros [Antônio Palocci e Guido Mantega, a prisão de um ex-tesoureiro [Paulo Ferreira ] e a transformação do Lula em réu. Tudo isso, além das dificuldades que as prefeituras no país tiveram, contribuiu para uma derrota eleitoral muito grande.

 

E os erros? Às vezes, parece que nos balanços a autocrítica fica em segundo plano.

Temos sido atacados mais pelas nossas virtudes que pelos nossos erros. Temos um legado de transformações do país, de ascensão de 40 milhões de pessoas. O Brasil saiu do mapa da fome, passou a ser respeitado internacionalmente.

O principal erro é nós termos esquecido que toda vez que há um grande avanço das forças populares, as classes dominantes querem deter isso. A democracia radicalizada é disfuncional para o capitalismo. Outro erro é que, para chegar ao governo, tivemos de recorrer ao financiamento empresarial, que era a regra do jogo.

 

Quem errou no partido?

São pessoas que estão sendo julgadas. Não vou fazer juízo de valor, porque isso pode prejudicar o direito de defesa.

 

Palocci, por exemplo?

Palocci está sendo acusado e não há nenhum condenação em relação a ele.

 

José Dirceu?

Até que seja julgado em última instância, é inocente.

 

E há o peso do desastre econômico, não?

Há uma ideia de que o país quebrou por conta do gasto que o nosso governo promoveu. O que cresceu efetivamente nos governos Lula e Dilma e particularmente em 2015? Os benefícios sociais. Aumento de salário mínimo, benefício para os idosos, Previdência rural. Enquanto esse tipo de despesa crescia, a arrecadação caía, por causa dos efeitos da crise mundial.

E ao mesmo tempo o excesso de desonerações, que eram feitas para evitar o aumento do desemprego e para fazer a retomada do crescimento.

 

Essa política provocou a maior recessão da história.

[Irônico] Recessão que ia ser contida com a deposição dela [Dilma] e que só tem aumentado, ameaçando levar o país hoje a uma depressão.

 

Sim, mas as sementes todas são do governo petista.

Mas para que era feita a deposição dela? Para repor a economia nos trilhos. Ao contrário, a economia está indo cada vez pior.

 

Se Dilma tivesse sido mantida a situação seria hoje melhor?

Pelo menos você não teria essa instabilidade política brutal que resulta de um governo ilegítimo e usurpador. Nenhuma política econômica é bem sucedida se não tem legitimidade das urnas.

 

O PT vai perder filiados?

O PT, mesmo com todas as perdas em sua imagem, continua a ser o partido de preferência nacional. As pesquisas falam em 13% e os demais estão na faixa de 6%, 7%.

Claro que chegamos a ter 32% no auge da popularidade do Lula. E ele ainda é o candidato mais competitivo em 2018. Eu não tenho visto nas conversas com deputados e senadores nenhuma manifestação de debandada. Acho que o processo de debate que se faz, as propostas de retificação, de revisão de política, o próprio fato de o Lula poder vir a presidir o PT…

 

O sr. é a favor?

Sou a favor, tenho defendido isso. Espero que a gente o convença dessa necessidade.

 

Ele é réu. Para um partido que está querendo virar a página, não é um pouco contraditório?

Réu não é condenado.

 

Pelo histórico do juiz Sergio Moro, a chance de ele ser condenado é muito grande…

Isso é outra afirmação que mostra a inversão da justiça.

 

Moro tem condenado quase todo mundo.

Ninguém pode ser condenado sem prova.

 

O sr. defende Lula candidato a presidente em 2018?

É uma exigência nacional, não só do PT, mas daqueles que veem nele um líder.

 

Existe a possibilidade concreta de ele estar inelegível.

Essa presunção de culpa é um dos motivos de tentarem deter a candidatura dele.

 

Qual é o plano B?

Não tem. Só trabalhamos com plano A. Quem pensa em plano B descarta o plano A.

 

Apoiar o Ciro Gomes seria uma possibilidade?

Defendo que nosso candidato em 2018 seja Luiz Inácio Lula da Silva. Não significa que a gente não tenha diálogo com outros partidos.

 

O PT não vai deixar de ter candidato a presidente, então?

Na minha opinião, não.

 

O governo Temer chega ao fim?

Eu acho que ele deveria renunciar imediatamente.

 

Ele não vai fazer isso.

Se ele tivesse um mínimo de preocupação em como vai passar para a história além de usurpador, golpista e traidor, deveria renunciar.

Fizeram uma aposta de alto risco, que foi depor um governo eleito e promover um ajuste de acordo com seus interesses. Esse processo está se frustrando. Muitos analistas políticos têm especulado quem seria o sucessor. Teve o artigo do [Xico] Graziano propondo Fernando Henrique.

 

O que o sr. achou?

Depois que eles deram o golpe dessa maneira, tudo é possível.

 

O PT é contra a Lava Jato?

O PT é contra a Lava Jato ser utilizada como instrumento de proscrição de um partido e uma liderança. Não é contra o combate à corrupção.

A Lava Jato não pode se realizar à margem da lei. Vários descaminhos têm sido cometidos: a condução coercitiva do Lula, a gravação ilegal e divulgação [de conversa com Dilma], as prisões preventivas desnecessárias e excessivas. Isso condenamos.

 

O Moro deveria se afastar da Lava Jato?

Deveria se considerar suspeito em relação ao Lula, porque tem antecipado intenções de condenar sem prova.

 

Isso é abuso de autoridade?

Com certeza.

 

Por isso que o PT defende a lei de abuso de autoridade?

Não. O PT foi contra algumas das medidas de combate à corrupção, como restrição a habeas corpus, acatar provas obtidas ilegalmente como válidas ou estimular o crescimento dos alcaguetes no país.

Estou de acordo que você não pode punir um juiz ou promotor por ter uma decisão reformada por instância superior. Agora, sou a favor que todos os cidadãos tenham responsabilidade no cumprimento de seus mandatos. E isso exige punição quando essa responsabilidade é posta de lado.

 

Mas esse é o momento?

Quem propiciou o momento foram os que promoveram as medidas. Quando você tem fatos repetidos de abuso de autoridade, você precisa atualizar a legislação.

 

O PT se orgulha de dizer que no seu governo a PF ganhou poder, que não teve engavetador-geral da República. Foram 13 anos louvando essa condição. Agora que o PT saiu do poder quer cortar as asas dessas instituições?

Esses instrumentos estão sendo usados de forma política justamente para condenar aqueles que os criaram. Tem uma seletividade na ação. Ninguém está propondo tirar autonomia do Ministério Público, cercear o Judiciário. Queremos conter abusos.

 

Fica parecendo que vocês só perceberam que tinha abuso quando chegou no Lula.

Efetivamente esses abusos se dirigiram de forma mais contundente contra nós. Justiça e Ministério Público não podem ter ação parcial.

4 de dezembro de 2016 às 0:44

Corpo do jogador Gil, ídolo do Chapecoense, só chegará a Nova Cruz neste domingo [0] Comentários | Deixe seu comentário.

Está previsto para desembarcar somente às 13 horas deste domingo no aeroporto de São Gonçalo do Amarante, o corpo do meio-campista Gil, morto no acidente com o avião que transportava o Chapecoense para Medellin, na Colômbia.

Gil, um dos ídolos do time catarinense, é natural de Santo Antônio, mas por muitos anos viveu em Nova Cruz, onde mora a família.

O corpo do jogador seguirá do aeroporto direto para Nova Cruz onde será velado, inicialmente num momento íntimo, só pela família, e depois pela população da cidade.

Antes de ser enterrado, ainda neste domingo, o corpo de Gil percorrerá algumas ruas da cidade em um carro de bombeiros.

O governador Robinson Faria confirmou presença em Nova Cruz.

4 de dezembro de 2016 às 0:36

Prestes a concluir seus dois mandatos, prefeito Maurício Marques comemora o 4º Selo Unicef conquistado por Parnamirim [0] Comentários | Deixe seu comentário.

Único município de grande porte da região metropolitana de Natal entre os premiados, Parnamirim conquistou pelo quarto ano consecutivo a certificação do Selo Unicef Município Aprovado (2013-2016). 

Foram 49 cidades do Rio Grande do Norte contempladas com o Selo este ano.

Prestes a concluir seu segundo mandato, o prefeito Maurício Marques foi premiado por implementar políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. 
“Estou muito feliz porque esse é o resultado do trabalho que realizamos ao longo das minhas duas gestões. Só tenho a agradecer à equipe que integrou a comissão do Selo”, disse Marques.

O Selo Unicef- Município Aprovado é uma premiação que tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da gestão municipal no cumprimento do seu papel constitucional, alcançando resultados por meio de políticas públicas efetivas para promover a proteção integral da população de até 17 anos. 


3 de dezembro de 2016 às 15:53

Robinson garante 13º e diz que no dia 6 de dezembro anunciará calendário de pagamento de novembro [0] Comentários | Deixe seu comentário.

Do governador Robinson Faria:


3 de dezembro de 2016 às 15:40

Veja a programação da terceira noite de Carnata [0] Comentários | Deixe seu comentário.

Na terceira noite de Carnatal, eis a programação:
18h30 – Bloco Vumbora!, com Bell Marques

19h – Bloco Me Abraça, com Durval Lelys
19h30 – Bloco Bicho, com Ricardo Chaves
21h30 – Bloco Ôbaiuno, com Saulo Fernandes
Terminada a passagem dos blocos a festa continua na Arena Carnata e no Camarote Skol.
Na Arena Carnatal tem Oito7Nove4 e Banda Eva.
No Camarote Skol, a animação da noite será com a presença da Banda Eva, liderada pelo vocalista Felipe Pezzoni. A noite ainda tem a apresentação de Sax In The House e Pedro e Benício.

3 de dezembro de 2016 às 14:01

Prefeitura afirma que não pagou a 2% dos salários de outubro, confirma 13º e diz que em 12 de dezembro anuncia data de salários de novembro [0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Prefeitura de Natal emitiu nota sobre o pagamento dos servidores do município.

Confirma que até agora os servidores que ganham acima de 7 mil reais ainda não receberam os salários de outubro e agendou o repasse para até sexta-feira, dia 9 de dezembro.
Para o dia 20 de dezembro, segundo a nota, está confirmado o pagamento de 80% do 13º para todos os servidores, lembrando que os outros 20% foram pagos em junho. 
Ainda segundo a nota, os salários de novembro foram pagos aos órgãos do município com arrecadação própria: e cita o magistério, pago com recursos do Fundeb, que são reservados unicamente para essa finalidade.

A Prefeitura diz ainda na nota que no próximo dia 12 anunciará como será feito o pagamento de novembro.

Na nota a Prefeitura justifica os atrasos com a crise econômica.

3 de dezembro de 2016 às 12:43

A carta ao marido morto [0] Comentários | Deixe seu comentário.

Meu amor, te mando mais informações pra que sigas tranquilo e em paz por aí! 

Estou em Floripa, terra que um dia até sonhávamos vir morar…é que vai ter uma homenagem pra vocês, colegas de RBSTV, aqui! 

Além da tua sogra, estou com tua mãe, teu pai e teu irmão. 

Teus pais andaram de avião pela primeira vez. 

Todos nós andamos…acho que passamos pertinho da tua nova morada. 

Depois vamos pra tua terrinha, Pelotas. 

Só queria que tu recebesse essa foto pra saber que também foste lembrado na Arena Condá, em Chapecó. Terra onde fizemos tantos amigos que estão lá agora nos mandando energias positivas.
 Esse era teu espacinho em cada jogo da chape, lembra? 

Eu fiquei um tempinho ali conversando contigo, acho que tu me ouviu né? 

Levei tua camisa da do grêmio, da chape e da sportv, tuas três paixões: o time de coração, o jornalismo esportivo e a tv. 

Senti ali naquele pedacinho do gramado tua presença. 

Por alguns momentos até te vi trabalhando, observando cada lance durante as transmissões dos jogos e fazendo intervenções pertinentes, dignas de quem entende do assunto e que nasceu pra isso. 

Mas depois de piscar os olhos eu vi um outro trabalho, vi outros jornalistas…teus ídolos do jornalismo esportivo estão na Arena. 
Assim como repórteres que sempre foram nossas referências de jornalismo. Aaah o jornalismo!! Ele também tem me dado força amor, tenho usado as palavras pra desabafar, te informar e me confortar. 

A minha pauta diária tem sido tu, espero que estejas me assistindo, lendo, ouvindo…sentindo! ❤️

3 de dezembro de 2016 às 12:20

Corpo da diretora de presídio nataense Dinorá Simas está sendo velado na Escola de Governo [0] Comentários | Deixe seu comentário.

O corpo da diretora do Presídio Raimundo Nonato, em Natal, Dinorá Simas, está sendo velado na Escola de Governo, no Centro Administrativo.

Dinorá morreu ontem quando se submetia a uma cirurgia depois de ter sofrido um aneurisma.

Dinorá, que era agente penitenciária e dirigiu outros presídios, inclusive o de Alcaçuz, será enterrada neste domingo, às 8 horas, no Cemitério Morada da Paz, em Emaús.

3 de dezembro de 2016 às 11:46

Temer entende que não há espaço para vaias e decide ir ao velório no estádio de Chapecó [0] Comentários | Deixe seu comentário.

A assessoria do presidente Michel Temer entendeu que, no sentimento da população de Chapecó, nã há espaço para vaias.

E a presença de Temer na Arena Condá, para cumprimentar as famílias dos mortos, está confirmada.
“Não poderia dizer ontem que iria ao estádio porque a segurança colocaria pórticos e revistaria as pessoas que entram. Só comuniquei agora para facilitar a vida de todos”, disse Temer…

3 de dezembro de 2016 às 2:23

Mãe de jogador morto é entrevistada, assume o papel de entrevistadora e faz o repórter chorar [0] Comentários | Deixe seu comentário.

A cena que comoveu o Brasil nesta sexta-feira.

Quando era entrevistada pelo repórter Guido Nunes, do SporTV, dona Alaíde, mãe do goleiro Danilo, que morreu na queda do avião da Chapecoense, inverteu os papéis e entrevistou o jornalista.

Que não teve palavras para responder e chorou.

3 de dezembro de 2016 às 1:57

Odebrecht: Mais dois ministros de Temer citados por delatores [0] Comentários | Deixe seu comentário.

Da coluna de Lauro Jardim:

Paulo Cesena, presidente da Odebrecht Transport, o braço da empresa para o setor de transportes e mobilidade urbana, afirmou em sua delação que houve repasse de dinheiro para Eliseu Padilha e Moreira Franco em troca de que pleitos da Odebrecht na Secretaria de Aviação Civil fossem atendidos.
Padilha e Moreira, segundo Cesena, pediram o dinheiro em nome do PMDB.
Atualização às 22h: Moreira Franco enviou nota, por meio de sua assessoria de imprensa, em que afirma que “jamais” conversou com Cesena “sobre temas partidários”, nem cuidou “das finanças do PMDB”. 

Eliseu Padilha, também por meio da assessoria, enviou nota em que “nega que tenha pedido ou recebido em seu nome ou em nome do PMDB recursos financeiros de qualquer empresa em troca de pleitos na Secretaria de Aviação Civil”.

3 de dezembro de 2016 às 1:33

Técnico de voo que sobrevive à queda de avião grava mensagem de agradecimento [0] Comentários | Deixe seu comentário.

Sobrevivente do acidente de avião que matou quase todos os integrantes do Chapecoense, entre jogadores, técnicos e outros auxiliares, além de 21 jornalistas, Erwin Tumiri, técnico de voo, que fazia parte da tripulação, gravou mensagem de agradecimento.

Eis as declarações que foram rapidamente divulgadas em redes sociais.

 

3 de dezembro de 2016 às 1:23

77 executivos da Odebrecht assinam acordo de delação premiada [0] Comentários | Deixe seu comentário.

Divulgado nesta sexta-feira que os 77 executivos da Odebrecht assinaram acordos de delação com o Ministério Público Federal.

 

Na semana que vem eles começam a prestar depoimentos.

 

Com acordo de delação, Marcelo Odebrecht deve deixar presídio em 1 ano, já que a condenação é de 2 anos e meio em regime fechado e ele já cumpriu 1 ano e meio.

Os executivos da empreiteira firmaram acordo para contar o que sabem em troca de redução de pena.

3 de dezembro de 2016 às 1:17

49 municípios recebem Selo Unicef em 2016 [0] Comentários | Deixe seu comentário.

Quarenta e nove municípios potiguares receberam, nesta sexta-feira, o Selo Unicef- Município Aprovado, referente ao período de 2013 a 2016.

O evento aconteceu na Escola de Governo e contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social (Sethas-RN).

Os 49 prefeitos de municípios premiados estiveram presentes.

O prêmio foi entregue por terem, os municípios, implementado políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes.

 

Veja os municípios destacados:

 

Acari

Afonso Bezerra

Alto do Rodrigues

Antônio Martins

Apodi

Baía Formosa

Bento Fernandes

Brejinho

Cerro Corá

Coronel João Pessoa

Currais Novos

Doutor Severiano

Parnamirim

Extremoz

Florânia

Guamaré

Ipueira

Itaú

Janduís

Jucurutu

Lajes

Lucrécia

Macaíba

Major Sales

Martins

Messias Targino

Nova Cruz

Olho-d’Água do Borges

Ouro Branco

Parazinho

Parelhas

Rio do Fogo

Passa e Fica

Pau dos Ferros

Portalegre

Serra Caiada

Riacho da Cruz

Rodolfo Fernandes

Santa Cruz

Santana do Seridó

São João do Sabugi

São Paulo do Potengi

São Tomé

Severiano Melo

Tenente Laurentino Cruz

Timbaúba dos Batistas

Venha-Ver

Vera Cruz

Viçosa

 

3 de dezembro de 2016 às 1:00

Em nota, deputada Márcia Maia reforça ‘compromisso com a verdade’ [0] Comentários | Deixe seu comentário.

Citada na operação Dama de Espadas, que fez investigações na Assembleia Legislativa, a deputada Márcia Maia (PSDB) emite nota.

Leia:

 

Nota de Esclarecimento

 

Em atenção à sociedade e em virtude de notícias veiculadas pela imprensa, a deputada estadual Márcia Maia vem a público para reforçar seu compromisso com a verdade e a conduta ilibada de seu mandato no Legislativo Estadual e toda sua vida pública.

A parlamentar se coloca à disposição da Justiça para prestar as informações necessárias e espera que os fatos sejam devidamente esclarecidos.

3 de dezembro de 2016 às 0:52

Terminados os desfiles dos blocos começam os shows no camarote Skol e Arena Carnatal [0] Comentários | Deixe seu comentário.

Terminadas as duas voltas dos blocos no corredor da folia na segunda noite de Caranatal, a festa continua na Arena Carnatal, com o show da Banda Eva.

 

O espaço conta com segurança, estrutura de banheiros e praça de alimentação.

 

No camarote Skol tem Oito7Nove4, comandado pelos vocalistas Rafa e Pipo, filhos de Bell.

 

Mas a noite segue e já no finalzinho tem show da banda Eva no Palco Skol, que tem Felipe Pezzoni como vocalista do grupo.

3 de dezembro de 2016 às 0:22

Carnatal: Léo Santana é o último a dar a primeira volta e anuncia para domingo a presença do Grafith [0] Comentários | Deixe seu comentário.

O último bloco a dar a primeira volta no corredor da folia foi o Swingaê, puxado por Léo Santana.

 

No domingo o bloco terá a companhia da Banda Grafith.

3 de dezembro de 2016 às 0:10

Carnatal: Bell Marques rende homenagens ao Chapecoense no corredor da folia [0] Comentários | Deixe seu comentário.

Bloco que abriria o Carnatal nesta sexta-feira, o Vumbora, que teve o trio quebrado e atrasou a segunda noite de festa em 3 horas, foi o terceiro a passar pelo corredor da folia.

E Bell Marques entoou um “Somos todos chapecoenses”, em homenagem ao time que teve quase todos os seus jogadores mortos em um acidente de avião, comovendo todo o país, inclusive as festas mais animadas como o Carnatal.

3 de dezembro de 2016 às 0:00

Wilma de Faria é a política bem recebida no Carnatal e recebe elogios de Cláudia Leitte [0] Comentários | Deixe seu comentário.

Prefeita que há mais de 20 anos criou, com a Destaque Produções, o carnaval fora de época de Natal, a atual vice-prefeita e vereadora eleita Wilma de Faria foi para o corredor da folia.

 

Bem recebida, como sempre foi, pelos foliões.

 

A cantora Cláudia Leitte, de cima do trio, se derramou em elogios a Wilma, que foi aplaudida…

“Wilma, meu amor, que Deus lhe abençoe. Muita saúde! Tudo de bom na sua vida. Você é muito querida. Meu primeiro show aqui você estava tomando posse. Meu primeiro show, Wilma. Maravilhosa”.

 

Wilma foi a única política a mostrar a cara nesta segunda noite de festa.

O prefeito Carlos Eduardo não apareceu.

2 de dezembro de 2016 às 23:50

Carnatal: Durval Lelys entoa um ‘Somos todos Moro’ no corredor da folia [0] Comentários | Deixe seu comentário.

Segundo a entrar na avenida com o bloco ‘Me Abraça’, Durval Lelys relembrou tempos de antigamente no Jerimum.

Bloco puxado por ele nos primeiros anos do Carnatal, há mais de 20 anos.

 

E no meio da avenida, o Durvalino entoou o coro “Somos todos Moro”.

E concluiu com “Esse é o cara. O Rei do Brasil”.

 

Por causa do atraso do trio de Bell Marques, mesmo com o horário sendo estendido hoje até às 2h30 – o encerramento era meia-noite – Durval passou rapidinho.

  • dezembro 2016
    S T Q Q S S D
    « nov    
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031