#JornalismoSemFakeNews

3 de janeiro de 2010 às 12:00

Prefeita Micarla de Sousa é entrevistada da coluna atualizada da Abelhinha

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Depois da notícia do ano passado na coluna de Eliana Lima, que em nada diferencia das notícias de hoje em dia…
Finalmente a coluna atualizada, pescada no twitter da Abelhinha.
Que traz uma entrevista com a prefeita Micarla de Sousa, e o Blog publica, na íntegra.
ENTREVISTA COM A PREFEITA MICARLA
Depois a alegria de vencer a eleição para a Prefeitura de Natal, a prefeita Micarla de Sousa amargou o primeiro ano de sua gestão em dificuldades e insatisfação da população.
Mas ela analisa com um ano de desafios vencidos, dificuldades ultrapassadas e prevê um 2010 de progresso e contentamento coletivo.
AVALIAÇÃO
Um ano de grandes desafios vencidos, dificuldades ultrapassadas. Vivemos uma crise financeira, com redução de cerca de 30% no volume da nossa receita para administrar. Porém, avançamos muito. Na educação, com o programa Merenda em Casa (que reduz a evasão escolar, alimenta as crianças e amplia os resultados em sala de aula), o Fardamento Completo, a construção de 21 novos CMEIS (Centro Municipal de Educação Infantil), a Caravana da Saúde Escolar (que leva equipe médica a todas as escolas e atende alunos e professores oferecendo consultas de oftalmologia, odontologia e óculos gratuitos). Na saúde, com o Hospital da Mulher, o Sandra Celeste (que atende 500 crianças por dia) e o início da construção da primeira das 5 UPAs – Unidades de Pronto Atendimento que teremos em Natal até o final de fevereiro de 2010. Na habitação, removemos três favelas, entregamos moradia para mais de 400 famílias e iniciamos o processo de remoção da Favela do Maruim, onde resolveremos um problema histórico, dando dignidade às pessoas e permitindo expansão do Porto de Natal. Na Mobilidade Urbana, posso citar programas como o Via Livre e o Passe Livre e também a viabilização dos projetos para captação de R$ 300 milhões, que a Prefeitura vai investir já a partir de 2010 nas grandes obras de mobilidade que mudarão a realidade da nossa cidade, preparando-a para a Copa de 2014. Enfim, mesmo com as dificuldades, temos inúmeras realizações. E o mais importante: lançamos as bases para 2010.
INSATISFAÇÃO POR PROMESSAS AINDA NÃO CUMPRIDAS
É natural que tenha sido gerada uma grande expectativa, até pelo desejo de mudança que ficou evidenciado com o resultado da última eleição. Mas reforço que vivemos um ano de dificuldades, onde precisamos arrumar a casa, pagar as contas e iniciar as bases de um planejamento alicerçado numa perspectiva mais ousada sob o ponto de vista de recursos disponíveis para investir. Enfrentamos queda nos repasses de FPM, redução nos repasses de ICMS em mais de R$ 3,5 milhões em relação a 2008. O que nos sustentou foi a arrecadação própria. Mas quero ressaltar que encerramos o ano cumprindo integralmente o calendário de pagamento dos servidores anunciado no início do ano. Acredito que 2010 será um ano de grandes realizações, como as obras na área de saúde, entre elas as cinco UPAs, e o início dos projetos de mobilidade urbana.
PRIORIDADES 2010
Vamos continuar investindo na educação, valorizando nossos professores e também os alunos. Recebemos a educação de Natal na posição de lanterninha, último lugar no IDEB. Estamos trabalhando para mudar esta realidade de forma significativa. Os resultados deverão surgir já a partir do final de 2010. Continuaremos ainda priorizando os processos de melhoria da saúde pública da capital. Sabemos que não se trata de uma missão tão simples. Porém, temos um plano de metas a cumprir. Este ano vamos focar na construção, implantação e manutenção do funcionamento das UPAs, que vão inaugurar um novo conceito na saúde pública no Estado, proporcionando atendimento digno e atenção especial à nossa população. Prioridade também será a aproximação da população da Prefeitura com o simultâneo aperfeiçoamento da prestação dos serviços urbanos. Vamos dar respostas rápidas às demandas da população, o que será possível graças à implantação de uma Ouvidoria, que cobrará de cada secretário correlato.
MUDANÇAS NA ADMINISTRAÇÃO?
Neste momento, não pensamos em mudanças. Estou satisfeita com os resultados apontados pela nossa equipe. Sabemos que podemos agregar, aperfeiçoar cada vez mais, baseado nas análises realizadas sobre o desempenho de cada pasta. Mas isso não representa mudança de nomes. Trabalhamos para implementar uma política de Governo.
ENTREVISTA DO PADRE FÁBIO DE MELO
De nossa parte, queremos total transparência. O padre, que é uma pessoa correta, íntegra, realizou um show maravilhoso, para mais de 20 mil pessoas, no Machadão, dentro da nossa programação do Natal em Natal, evento realizado em parceria com patrocinadores, o que justifica as grandes atrações apresentadas. Fizemos este ano o maior Natal em Natal que a cidade já viveu. Natal ganhou visibilidade na mídia nacional nas principais emissoras de TV do país, com destaque para o Jornal Nacional. Os números comprovam que estamos no caminho certo. Os hotéis, em dezembro, já estavam com mais de 90% da ocupação preenchida. Não há mais disponibilidade de voos para Natal. O comércio teve a sua maior arrecadação da última década. Movimentamos a cidade, elevamos a autoestima da população, realizamos novos eventos, criamos oportunidades para mais de 2 mil trabalhadores e plantamos uma semente para o que, nos próximos três anos, será o maior Natal do Brasil, com 46 dias de lindos eventos, numa cidade cheia de turistas e natalenses orgulhosos da sua terra.
INCÔMODOS EM 2009
Não poder realizar tudo que idealizei. Ter adiado alguns sonhos que pensei para Natal. A crise financeira e a consequente queda da nossa receita nos obrigou a repensar nosso planejamento, adequá-lo à nossa realidade. Ao mesmo tempo, acho que saímos mais fortes, mais robustos, para dar continuidade aos projetos que proporcionarão o grande choque de desenvolvimento que a cidade precisa. A conquista do direito de ser uma das sedes da Copa de 2014 foi muito importante, uma vez que abre-se a porta para a busca de recursos para investimento, tanto público como privado, em Natal. Estas obras começarão de imediato, pois temos prazo para concluí-las, dezembro de 2012, quando deveremos entregar o novo o Estádio das Dunas e nos credenciar para sediar os jogos da Copa das Confederações que acontece já a partir de 2013.
CANDIDATO AO GOVERNO E OS DOIS VOTOS PARA O SENADO
Estou focada no trabalho, em administrar a cidade do Natal. Sinceramente, não pensei ainda em quem devo apoiar para o Governo em 2010. Mas acho que temos, dentro do nosso grupo, grandes nomes a serem avaliados para o Governo, como o presidente da Assembléia, deputado Robinson Faria (PMN), que é um grande parceiro e amigo, e a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), uma lutadora que já tem história e experiência administrativa comprovada com a grande gestão realizada em Mossoró. O único voto que tenho definido, até o momento, é o do senador José Agripino (DEM), este pai, amigo, parceiro de todas as horas que contribuiu de forma importante para a minha eleição e contribui com a minha administração também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.