#JornalismoSemFakeNews

26 de julho de 2010 às 20:57

Rosalba perde em cidades do Agreste, Iberê em cidades do Oeste e Carlos Eduardo esquecido em Caicó

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Do jornal Correio da Tarde, que publicou, na sua edição de hoje, a primeira pesquisa eleitoral após a realização das convenções que definiu, oficialmente, as candidaturas ao Governo, Senado, Câmara Federal e Assembléia Legislativa:

ROSALBA VENCE EM 24 MUNICÍPIOS; IBERÊ FERREIRA LIDERA EM NOVE
Pedro Carlos

A disputa dos candidatos ao Governo do Estado município a município, se vista apenas no mapa acima aponta para uma campanha arrenhida principalmente entre os candidatos Rosalba Ciarlini (DEM) e Iberê Ferreira de Souza. No entanto, a vantagem de Rosalba cresce quando analisados os números dos principais colégios eleitorais. Iberê ganha apenas em municípios pequenos, a maioria na região Agreste do Estado. Os candidatos empatam em três.

Dos 36 municípios consultados pela parceria Fiern/CORREIO DA TARDE/Start , a senadora oposicionista venceu em 25 deles. Dentre, as cidades onde obteve sucesso, estão Natal, Mossoró e Parnamirim. Iberê venceu em nove municípios, a maioria colégios eleitorais pequenos. Mesmo assim, mostra recuperação em Natal com relação a pesquisas de outros institutos.
Um dado curioso da pesquisa é que em dois municípios Iberê passou em branco. Tanto em Tenente Ananias (no Alto Oeste), quanto em Extremoz (na Grande Natal), o candidato do PSB não foi citado. A candidata Rosalba Ciarlini (DEM) foi citada em todos os municípios potiguares.

Carlos Eduardo
O ex-prefeito de Natal e candidato a prefeito pelo PDT, Carlos Eduardo Alves, sofre com a falta de estrutura de sua campanha. Dos 36 municípios pesquisados pelo instituto Start, ele ficou zerado em nove deles. As cidades são as seguintes: Areia Branca, Baraúna, Carnaubais, Marcelino Vieira, Nísia Floresta, Parelhas, São Miguel, Umarizal e a mais surpreendente de todas, Caicó.

É de lá que o ex-prefeito de Natal tirou o seu candidato a vice-governador, o deputado estadual Álvaro Dias (PDT). A não citação de Carlos Eduardo em um universo de 47 entrevistados na Capital do Seridó é uma das surpresas do levantamento, que escolheu os municípios de acordo com as quatro regiões divididas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar de não ter vencido em nenhum município e não ter sido citado em seis deles, Carlos Eduardo conseguiu ficar em segundo lugar em outros seis, incluindo dois dos maiores colégios eleitorais: Natal e Parnamirim.

Estratificação
Analisada no todo, a distribuição da intenção de votos dos candidatos ao Governo por regiões mostra uma estratificação da votação de Rosalba Ciarlini (DEM). Além de ser citada em todos os municípios, ela aparece próxima de quem está a frente nas cidades em que perde a disputa, com exceção de Santa Cruz, terra do governador Iberê Ferreira de Souza, em que ele lidera com folga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.