#JornalismoSemFakeNews

10 de agosto de 2010 às 20:35

Senador João Faustino apresentará projeto propondo o fim da farra de pesquisas eleitorais

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O senador João Faustino (PSDB), contrariado com a farra das pesquisas – com toda razão – fez um pronunciamento sobre o assunto hoje no plenário do Senado. 

E adiantou que nos próximos dias fará entrada num projeto-de-lei que, se aprovado, regulamentará, a partir das eleições de 2012, a publicação de pesquisas eleitorais.

A proposta de João, que durante 4 meses substitui Garibaldi Filho no Senado, é que somente pesquisas pagas pelos Tribunais Eleitorais possam ser divulgadas.

“Seria o primeiro passo para o financiamento público das campanhas”, disse João Faustino ao Blog, detalhando que o projeto sugerirá que os tribunais façam licitações e contratem 3 institutos para realização de 6 pesquisas durante toda a campanha, podendo apenas estas serem publicadas.

“Os candidatos poderiam fazer pesquisas para consumo interno, estando sujeitos, em caso de vazamento e divulgação, às penalidades da lei”, disse o senador, exemplificando que a farra está tão grande que uma certa pesquisa feita no Rio Grande do Norte ouviu somente 8 pessoas em Natal e 12 no minúsculo município de Sítio Novo.

Caso João emplaque o projeto, poderá dizer que deixou sua marca no pouco tempo que passou como senador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.