#JornalismoSemFakeNews

19 de agosto de 2010 às 6:05

Lula, promessas e propaganda: é o guia eleitoral na TV que está só começando

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Santo Lula Misericordioso…

O apelo é nacional e todos os aliados pedem à bênção ao único governante brasileiro que chega ao fim de sua segunda administração cvom a popularidade no topo de 80%.

Como disse o governador Iberê, ontem, numa entrevista à rádio 95FM: "Se eu tenho um aliado desses, por que vou procurar um ruim?"

Pois bem…por aqui a ladainha começou no primeiro dia de programa eleitoral.

E o deputado mais lulista de todos, o único que entra no gabinete do presidente quase sem bater à porta, Henrique Alves, foi quem começou com o refrão "Lula nosso de cada dia"…

Refrão que foi seguido ontem por dois candidatos ao governo: Iberê e Carlos Eduardo…e por 3 senadoráveis: Wilma de Faria, Hugo Manso e Garibaldi Filho. Garibaldi com menor intensidade, até pelas circunstâncias. É mais rosalbista do que lulista. Mas no seu segundo programa, o da noite, botou o deputado Michel Temer, peemedebista vice da presidenciável lulista Dilma Rousseff, portanto, apelo feito.

E no programa dos governadoráveis, Carlos Eduardo que começou bem no primeiro programa, o da tarde, com apelo, claro, de ser aliado de Lula há muito tempo…encafifou os telespectadores-eleitores com o programa da noite. Uma apresentadora grávida, passando a mão na barriga e dizendo que ainda tinha muito o que falar sobre Carlos Eduardo tirou a atenção…pensar o quê? Num teste de DNA? Logo as atenções do programa da tarde, onde ele se apresentou próximo do povo, se voltaram para perguntas e conversas na sala…e o programa, que é muito rápido, passou…despercebido.

A governadorável Rosalba Ciarlini também fez dois programas. Autobiográfico à tarde e propositivo à noite.

No segundo, escolheu a Saúde como tema de estreia: muitas promessas. A construção de um hospital para atender 300 pessoas por dia na zona Oeste de Natal, estruturação dos hospitais existentes no Estado, construção de mais UPAs, com base na que fez em Mossoró quando prefeita e que até hoje, como o programa mostrou, é referência na cidade…

O que se pode questionar num programa tão cheio de projetos? Só as promessas. O povo não tem mais tanto ouvido para escutar promessa de político, seja ele qual for. E o tom do primeiro programa noturno da Rosa pode ter sido aquele: "lá vem mais um prometendo o que não vai fazer"…

O governador Iberê Ferreira também foi de dois programas: o da tarde mais clipado, cheio de imagens, músicas, o apelo, claro, ao presidente Lula, e depoimento da guerreira Wilma de Faria.

Que também apareceu à noite mostrando Iberê como, assim como Lula, um aliado antigo…dos tempos do comecinho do seu primeiro governo.

No programa da noite Iberê fez uma apresentação, mas fugindo do tradicional autobiográfico: falou de si próprio traçando uma relação de proximidade com o povo, falou da mulher Celina – que sofre de uma doença degenerativa – se referindo ao sonho que ela sempre teve de vê-lo governador…falou da cura do câncer e não da doença. Tudo num texto mais emotivo, que arrancou elogios do adversário marido da prefeita Micarla de Sousa, jornalista, homem de rádio e de televisão, Miguel Weber: que no twitter transmitiu o elogio ao publicitário marqueteiro de Iberê, Alexandre Macedo, através de um recado dado ao filho, também publicitário Enrico Macedo:

Eis a mensagem:

@enricomacedo Amigo, diga ao seu pai, que eh meu amigo, que pra variar o material tá show. Parabéns. Vcs merecem o sucesso que fazem.

O governador Iberê também fez um balanço da atual administração e traçou metas.

Questionável, para o povo, o fato dele ter participado da atual administração e ter apresentado propostas a serem feitas, até com urgência para o Estado. Ficou no ar o "por quê não fez se estava lá?".

O primeiro dia de programa já anunciou uma polarização entre Rosalba e Iberê: ela com propostas repetidas, ele com uma propaganda perfeita: vamos ver qual dos dois estilos o povo vai preferir.

A campanha está apenas começando…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.