#JornalismoSemFakeNews

30 de outubro de 2010 às 9:00

IPEM implanta sistema que permite ao consumidor denunciar qualidade de produtos e serviços

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) acaba de implantar o Sistema de Gestão Integrada (SGI), que permitiu o incremento dos canais de denúncia.
A intenção, segundo o diretor geral José Rufino, e o ouvidor Frederico Barbalho, é oferecer maior transparência às ações do órgão e facilitar a relação entre os metrologistas e as empresas fiscalizadas.
O sistema permite que o metrologista apresente o laudo de vistoria no momento da verificação dos produtos e lojas.

Caso qualquer consumidor levante suspeitas sobre a credibilidade de algum produto, poderá solicitar ao estabelecimento que comprove as informações da embalagem e das etiquetas.
As denúncias sobre produtos irregulares podem ser feitas através da Ouvidoria Geral, no email ouvidoria-ipem@rn.gov.br ou pelo telefone 0800-281-4054.

Ou ainda pessoalmente, indo à sede do órgão, ou enviando carta para o endereço: Rua Olinto Meira, 1036 – Barro Vermelho – Natal – CEP: 59030-180.

As lojas de vendas com embalagens fora do padrão, produtos sem selo de certificação do Inmetro e equipamentos irregulares, podem ser denunciados ao IPEM/RN.

As regras para identificar um produto sem certificação começam pela etiqueta: os consumidores devem observar se as etiquetas estão com o selo do Inmetro, se as orientações de consumo e uso estão em português e se as informações das embalagens estão sendo respeitadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.