#JornalismoSemFakeNews

11 de abril de 2013 às 5:26

Ministra justifica multa aplicada a salineiros e marca reunião de produtores com o Ibama

[1] Comentários | Deixe seu comentário.

O presidente do Ibama, Walney Zanardi, vai receber na segunda-feira uma representação do Governo do Rio Grande do Norte, para discutir sobre providências a serem tomadas para adequar a indústria salineira do Estado à legislação ambiental.
O encontro agendado foi resultado da reunião desta quarta-feira entre representantes de salineiros potiguares, parte da bancada federal, a governadora Rosalba Ciarlini, o ministro Garibaldi Filho e o presidente da Câmara, Henrique Alves, com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
Da bancada estiveram presentes os deputados Felipe Maia, Betinho Rosado, Paulo Wagner, Sandra Rosado e Fátima Bezerra.

Dos salineiros, o presidente do Sindicato da Indústria da Extração do Sal, Francisco Souto Filho, o vice Aírton Torres, e o presidente do Sindicato da Indústria de Moagem, Renato Fernandes.

O encontro foi motivado pelo clima de apreensão depois que o Ibama aplicou índice milionário de multas em salinas do RN.

 

“Respondemos por 97% da produção nacional e enfrentamos  queda  na produção desde 2008 em função de adversidades climáticas e, agora, para completar as dificuldades fomos surpreendidos por 112 autos de infração, 19 embargos e 37 notificações que resultaram em multas totalizando 80 milhões de reais, disse Aírton Torres, que falou pelos produtores de sal.

 

A ministra justificou a ação do Ibama como sendo exigências da legislação, de denúncias e de cobranças, inclusive do Ministério Público Federal.

Mas, ressaltou que não é propósito do governo, muito menos do Ministério, criar dificuldades ou “emperrar” qualquer atividade economia.

“Mas, temos que buscar uma solução eminentemente técnica”, disse a ministra.

 

Izabella Teixeira sugeriu que representantes dos Ministérios Públicos -Federal e Estadual – fossem convidados a acompanhar as negociações.

Garibaldi, Henrique, Izabella Teixeira e Rosalba Ciarlini

Bancada e representantes da indústria salineira (Foto: Mariana Di Pietro)

 

Uma resposta para “Ministra justifica multa aplicada a salineiros e marca reunião de produtores com o Ibama”

  1. B.Nunez disse:

    Se houver flexibilização da multa aplicada, todas as empresas que foram multadas, decorrente da mesma infração, terão que ter o mesmo tratamento. isonomia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.