Thaisa Galvão

7 de maio de 2014 às 6:39

Time da Copa será anunciado às 11h30 [0] Comentários | Deixe seu comentário.

Da Folha de S. Paulo:

Felipão anuncia hoje os 23 jogadores que irão à Copa

MARCEL RIZZO
DE SÃO PAULO

Esqueça surpresas na lista de convocados da seleção brasileira para a Copa que será anunciada hoje, às 11h30, em casa de shows no Rio, tem avisado o técnico Felipão nas últimas entrevistas.

Para ser um dos escolhidos, é preciso ter sido nomeado ao menos uma vez nas convocações do técnico desde que ele reassumiu o comando da seleção, em dezembro de 2012. E ter aparecido apenas uma vez pode ter sido suficiente.

Ao menos dois jogadores, o volante Fernandinho e o meia Willian, serão chamados após poucas chances com o treinador –uma vez o primeiro, duas o segundo.

Foram lembrados, porém, na hora certa, o final da preparação da equipe.
*
Felipão fez algo parecido em 2002. Kleberson, Kaká e Ânderson Polga começaram a ganhar chance nos elencos formados no primeiro semestre, já no ano da Copa que o Brasil venceria na Ásia.

Naquela época, a Fifa não limitava em um amistoso antes de os times serem definidos. Felipão fez cinco e observou os garotos com calma.

Neste ano, o lateral direito Rafinha teve apenas o jogo contra a África do Sul para mostrar que merece o lugar de Maicon como reserva de Daniel Alves.

Felipão não observa apenas a atuação em campo, mas o comportamento fora dele –é nesse aspecto que Rafinha ganhou pontos com o treinador, que pretende formar uma versão 2014 da já conhecida “família Scolari”.
*
Com um temperamento mais forte, Maicon pode representar um problema no banco de reservas.

Robinho é outro cotado que teve apenas uma convocação nessa passagem do treinador. Participou, como reserva, dos amistosos contra Honduras e Chile, em novembro de 2013, e agradou o técnico ao assumir que hoje seria um reserva da seleção.

Pesa a seu favor a experiência –aos 30 anos, é uma opção já testada caso Fred ou Jô tenham problemas– e, claro, sua relação de proximidade com Neymar, jogador de 22 anos que a comissão técnica quer que relaxe, apesar de ter a responsabilidade de comandar o time no Mundial.

Se Robinho tem chance de ser chamado com apenas uma convocação, outros podem ver a Copa pela TV tendo participado de quase toda a campanha com Felipão.
*
Hernanes, por exemplo, foi convocado sete vezes. Só esteve fora de uma das vezes que Felipão pôde chamar os atletas que atuam fora do Brasil (houve duas listas apenas com os que jogam em território brasileiro).

Mas ele perdeu espaço para Fernandinho porque o jogador do Manchester City pode jogar tanto de primeiro como de segundo volantes.

Lucas, o atacante do PSG, esteve em seis listas de Felipão. Mas, na avaliação da comissão técnica, tem característica parecida com a de Bernard, do Shakthar, o escolhido para ser o jogador veloz.
*
Outras dúvidas são discutidas: quem será o terceiro goleiro, Diego Cavalieri ou Victor? E quem será o último convocado para a zaga? Henrique, que pode jogar como volante, é o favorito.

Felipão, é claro, já sabe. Ontem, ele acertou os detalhes para o anúncio de hoje. Sem sustos e sem surpresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.