Thaisa Galvão

16 de junho de 2014 às 23:17

Luiz Roberto Fonsêca: secretário de Saúde padrão Fifa [2] Comentários | Deixe seu comentário.

Imagem que chamou atenção durante EUA e Gana, na Arena das Dunas, quando o americano Altidore, machucado, teve que ser socorrido e retirado de campo: o socorrista era ou não era o secretário de Saúde do Estado, médico intensivista e funcionário de carreira do Samu, Luiz Roberto Fonseca?

20140616-231041-83441149.jpg

Falei com Luiz Roberto:

"Preparei, treinei e criei todo o protocolo de atendimento da saúde para esse evento, nos últimos três anos. Desde a época em que era coordenador do Samu e coordenador de urgência e emergência do Estado. Inúmeras reuniões, inúmeras viagens, três anos treinando equipes, escrevendo planos de contingência, trazendo pessoas de fora para treinar equipes do Samu, das vigilâncias, abrindo serviços e definindo perfis de atuação nos hospitais.

Isso nos deu um conhecimento e visibilidade junto às pessoas que junto ao COL e à FIFA, tem a responsabilidade de escolher as esquipes médicas para atender os jogadores.

Recebi esse convite e me senti absurdamente honrado, assim como os outros sete integrantes da equipe de campo. E sim, as especialidades foram fundamentais na escolha.

Eu sou intensivista, tenho mais de dez anos de atuação em urgência pré-hospitalar (Samu), e o outro colega é cardiologista (o adjunto Marcelo Bessa, também na imagem). Todas as demais pessoas são do Samu. Ou seja… tínhamos os pré requisitos que eles queriam.

Foi assim nas 12 cidades sede.

Basicamente só pessoas do Samu ou muito afeitas a urgência e emergência atuaram nessa função", justificou o secretário padrão-Fifa.

2 respostas para “Luiz Roberto Fonsêca: secretário de Saúde padrão Fifa”

  1. eric disse:

    Thaisa, então estava certo. Era o secretário mesmo.
    Quando vi tive quase certeza, aí lembrei do intensivista e do samu.

  2. luiz guttemberg disse:

    espetacular,copa das copas natal/brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.