Thaisa Galvão

10 de julho de 2014 às 11:44

Prefeitura de Parnamirim tem aval da Câmara para realizar segundo concurso público na área da Educação [0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Câmara Municipal de Parnamirim aprovou nesta quarta-feira projeto de lei complementar de autoria do Executivo dispondo sobre a criação de vagas na estrutura da Secretaria de Educação.

A aprovação foi o primeiro passo para a Prefeitura realizar novo concurso público para atender à demanda do ensino básico, que hoje tem cerca de 30 mil alunos distribuídos em 46 escolas do ensino fundamental e 19 centros infantis.

 

São 175 vagas de professor nível superior, 102 de agente administrativo, 12 de intérprete de libras e oito de instrutor de libras.

Para professor, intérprete e instrutor a jornada de trabalho é de 30 horas semanais; a de agente, de 40 horas.

 

Este será o segundo concurso para a Educação na gestão do prefeito Maurício Marques.

O primeiro foi em 2009 para substituir estagiários e temporários nas escolas da rede municipal.

O piso salarial de professor com 30 horas semanais é de R$ 1,8 mil, mais vantagens previstas no Plano de Cargos implantado em 2012 atendendo a uma antiga reivindicação da categoria.

 

Além de permitir a inclusão mais eficiente de alunos com deficiência auditiva (libras) no sistema municipal de ensino, outra novidade do concurso é a criação do cargo de professor regente de laboratório de informática, que terá como principal atribuição atuar como parceiro dos professores, transformando o laboratório em espaço extensivo da sala de aula.

 

Parnamirim tem hoje 300 alunos com necessidades especiais.

Eles recebem atenção, acolhida e assistência especiais do município. A cidade conta com 13 salas multifuncionais, distribuídas em diferentes escolas, funcionando como polos de atendimento nos bairros. Nessas salas são trabalhadas as potencialidades dos alunos  especiais.

O concurso será realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O lançamento do edital estava na dependência da aprovação dos cargos pela Câmara, mas o calendário provisório prevê a publicação até o final de julho e as provas aplicadas em outubro.

 

Entre 2009 e 2012, a prefeitura  aplicou 261,1 milhões na Educação Municipal, que tem Ideb 4,1 e a melhor escola pública do ensino fundamental  – Nossa Senhora da Apresentação – do Rio Grande do Norte.

No final de maio Parnamirim recebeu o Troféu Município Leitor, entregue no Sexto Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), em Brasília.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.