Thaisa Galvão

16 de julho de 2014 às 23:01

Passe Livre para estudantes de todo o país é bandeira de Wilma como candidata ao Senado [0] Comentários | Deixe seu comentário.

Planejando sua atuação para quando chegar ao Senado, caso seja eleita, a vice-prefeita de Natal e candidata Wilma de Faria, apresentou nesta quarta-feira um projeto que amplia o que foi aprovado em Natal e que garante gratuidade no transporte coletivo para estudantes da capital.

O projeto de Wilma é o 'passe livre aos estudantes de todo o país'.

A gratuidade no transporte público para estudantes foi uma das principais bandeiras dos movimentos de junho em todo o país.

A ideia é definir um modelo de desoneração nas esferas municipal, estadual e federal, a partir da redução do imposto sobre combustíveis e outros custos. 

A proposta de Wilma reúne a participação das prefeituras, governos estaduais e federal, sem abandonar a parcela de contribuição das empresas de transporte na medida em que são concessionárias do poder público. 

O sentido não é onerar as concessionárias, o que poderia comprometer a qualidade do transporte público, mas buscar fórmulas viáveis de redução de custos a serem revertidos em favor do Passe Livre.
Desde que os jovens foram às ruas em todo o Brasil, incluindo Natal, no ano passado, Wilma acompanhou como vice-prefeita, as discussões em torno das reivindicações dos estudantes na luta pelo Passe Livre. 

O resultado do trabalho, junto aos vereadores, foi que a Câmara Municipal aprovou recentemente lei que institui a gratuidade no transporte coletivo para todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino, uma conquista que poucas cidades brasileiras conseguiram realizar, já que a ideia do Passe Livre é antiga, sempre relembrada no calor das reivindicações, mas acaba posta de lado.

            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.