#JornalismoSemFakeNews

28 de outubro de 2014 às 18:35

ABIH-RN otimista com governo Robinson em relação ao setor do Turismo

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH – no Rio Grande do Norte, vai eleger na próxima semana oempresário Ruy Gaspar como novo presidente.

O Turismo é o setor, que de acordo com o empresariado, vai pedir ao novo Governo a atenção que não tem sido dada pelos governantes.

Abaixo, entrevista com o diretor executivo da ABIH-RN, Márcio Guedes, enviada pela assessoria da instituição:

 

Como está atual situação do turismo do RN?

O nosso turismo tem vivido anos difíceis ultimamente. Um setor da economia tão importante, que movimenta em torno de 50 segmentos, tem sido deixado de lado pelos governantes. A divulgação é praticamente inexistente em outros mercados. O que vemos são os estados do Nordeste fortalecendo seu turismo, acreditando no setor e dando a ele estrutura e investimento para o crescimento e desenvolvimento.

Outro problema é a perda de voos para Natal. E o que mais deixa em alerta é que os governantes não estão preocupados em, pelo menos, se reunir com os diretores das companhias aéreas para saber os motivos dessa decisão e de que forma pode ser revertida essa relevante perda. A presença do governador, que é a autoridade máxima do estado, tem peso importante para negociação com as companhias.

 

E o que precisa ser mudado?

O primeiro ponto é a mentalidade do governante com relação ao que representa o turismo para o seu governo. É preciso focar em um planejamento a longo prazo com ações interligadas para que o turismo do RN cresça como um todo no cenário nacional e internacional. Além disso, a Secretaria de Turismo (Setur) e a Empresa de Promoção Turística (Emprotur) precisam ter estrutura e orçamento necessário para se trabalhar e enfrentar a concorrência já organizada e executada em estados vizinhos por governantes que adotaram o turismo como uma das pastas principais de seus governos.

 

Qual expectativa da ABIH-RN com o novo governador?

A expectativa com o governador Robinson Faria é a melhor possível porque nas propostas de seu plano de governo estão temas como a revitalização do Prodetur, a diversificação da oferta do turismo promovendo a interiorização, percentual da mídia institucional do governo para fomentação do desenvolvimento econômico do estado.

Uma grande medida anunciada pelo novo governador durante a campanha política foi afirmar a redução do ICMS cobrado sobre o querosene das aeronaves no aeroporto de São Gonçalo. Isso é uma reivindicação antiga de todo o trade do Rio Grande do Norte.

Nossos vizinhos, Ceará e Paraíba, recentemente reduziram as tarifas do imposto e conquistaram novos voos, inclusive internacionais, além de outros benefícios por parte das companhias aéreas.

Acreditamos que o governador eleito vai tratar a indicação para Setur e Emprotur de forma técnica como tem dito que será sua gestão ou que tenha conhecimento e trânsito no turismo.

 

Como o trade pode colaborar com o governo que vai iniciar em 2015?

O trade está à disposição do governador Robinson Faria para ajudar na recuperação da indústria do turismo do RN com ações conjuntas entre poder público e iniciativa privada. Há também o interesse das instituições e associações ligadas ao turismo como Natal Convention, Abrasel, Abav e Coohotur dentre outras trabalharem em sintonia com o governo.

 

A ABIH-RN terá nova gestão a partir de 2015. Como será essa mudança?

O mandato do atual presidente, Habib Chalita, se encerra em dezembro e teremos eleição para nova diretoria dia 4 de novembro. No atual momento, a ABIH-RN mostrando união e entendimento dos associados chega com chapa única para o biênio 2015-2016 com os nomes de Ruy Gaspar para a presidência e José Odécio para a vice presidência da Associação.

O novo presidente e vice fortalecem a ligação entre os destinos Natal e Pipa. Além disso, dentro da nova diretoria haverá representantes dos demais destinos turísticos do RN como forma de integração. Neste momento, quero parabenizar o presidente Habib Chalita pelos seus quatro anos à frente da ABIH-RN com um trabalho voltado para fortalecer a imagem da Associação e de seus associados.

 

Como será o planejamento da ABIH-RN para 2015?

Nós teremos um calendário de eventos próprios da ABIH-RN para divulgação do destino RN e nossos associados como tem sido feito há quatro anos em várias capitais do Brasil. Também participaremos das principais feiras nacionais voltadas para o turismo. Além disso, vamos fortalecer as parcerias com empresas nacionais de forma a oferecer serviços e qualificações aos associados.

Dentro do planejamento está o fortalecimento da Associação com a chegada de novos associados de todo o Rio Grande do Norte.

 

Pretende alguma ação junto ao novo governo?

Sim. É importantíssimo essa união do poder público com a iniciativa privada. Cito o exemplo de vários eventos realizados este ano pela ABIH-RN onde Prefeitura de Natal e Governo do Estado não tiveram qualquer participação. Vale lembrar que vendemos o destino Natal e RN.

Vamos apresentar nosso calendário de eventos ao governo bem e abertos a sugestões de mudanças para fortalecimento de uma nova parceria. Também iremos conhecer a programação do governo para participação em eventos do turismo. A ideia é que tenhamos uma programação conjunta nos principais eventos, pois o mais importante é a divulgação de nosso destino e o fortalecimento do turismo.

Estamos dispostos a participar de outras ações do governo relacionadas à fomentação do desenvolvimento econômico do estado.

IMG_9311.PNG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.