#JornalismoSemFakeNews

20 de março de 2015 às 8:34

Quase mil prefeitos e vereadores do RN receberão o ministro Kassab hoje declarando apoio à reforma política unificando as eleições

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, hoje em Natal, além do tom administrativo, terá o tom politico, quando os quase mil participantes do encontro, prefeitos e vereadores do Rio Grande do Norte, se posicionarão favoráveis à reforma política, unificando as eleições já depois do pleito de 2016.

Para o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, que preside a Federação dos Municípios, Femurn, e que tomará posse hoje, a expectativa é grande em relação à presença de Kassab, vez que ele chega a Natal, a convite do governador Robinson Faria e dele, trazendo boa parte de sua equipe no Ministério das Cidades.

Ao Blog, Francisco José disse que espera a participação de toda a bancada federal, que foi convidada.

 

Thaisa Galvão – Qual a expectativa da Femurn em relação a esse evento?

Francisco José Jr – A expectativa da Femurn é a melhor possível. Esse é um mega-evento com vereadores e prefeitos, com a presença do ministro, do governador e da bancada federal. Ainda do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas. Teremos oportunidade, não só da posse, mas também a oportunidade de passar a real situação que os municípios hoje estão vivendo, para toda classe política ter uma noção, e consequentemente, pedir o apoio da nossa bancada federal para que venham fazer leis que possam beneficiar os municípios, já que o município é a base de tudo. É onde as pessoas precisam mais , é justamente nos municípios. Da saúde, da educação, da limpeza…

Thaisa Galvão – Quantos prefeitos já confirmaram presença?

Francisco José Jr – Já confirmaram 120 prefeitos e mais de 800 vereadores. Nós já temos 915 inscrições confirmadas.

Thaisa Galvão – A Femurn vai defender a reforma política com unificação de eleições?

Francisco José Jr – Sim. Nós vamos entregar um manifesto à bancada federal expondo que os prefeitos são favoráveis à unificação das eleições e também à questão da reeleição, contrário à reeleição. Mas que seja feita a prorrogação dos mandatos agora, porque o governo federal passa por uma crise muito grande. E se for agora, já em 2016, o Brasil terá uma economia de 600 milhões, que é isso que custa mais ou menos uma eleição em todos os municípios, então, uma economia para o governo federal nesse patamar. E o Rio Grande do Norte é o primeiro estado a se posicionar favorável a essa reforma política, acredito que um fato novo que vai ecoar no Brasil.

Thaisa Galvão – Vocês esperam a presença de toda a bancada federal?

Francisco José Jr – Da bancada federal todos os senadores foram convidados e todos os deputados federais. Eu acredito que terá a grande maioria da bancada. Pelo menos houve a confirmação.

Thaisa Galvão – Há expectativa do Ministério das Cidades firmar algum convênio com o Estado para beneficiar os municípios?

Francisco José Jr – A expectativa é a melhor possível, Kassab vem com toda sua equipe, seus secretarios nacionais, é um ministério que tudo em relação a municípios passa por ele, como habitação, mobilidade, asfaltamentos, todas as obras de infraestrutura passam por esse ministério e ele vem aqui justamente dizer o que pode ser feito, em que pode ajudar aos municípios do Rio Grande do Norte. Acredito que ele vem dar alguma notícia boa, vem mostrar como pode ajudar, então a expectativa é a melhor possível. É um evento que vai ter uma posse, que vai ter um título de cidadão que o ministro vai receber, que vai ter uma palavra do governador sobre o orçamento participativo, que vai ter a palavra do ministro, e que vai ter também esse momento de apoio à reforma política.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.