#JornalismoSemFakeNews

15 de abril de 2015 às 9:56

Robinson se reúne com presidente da Petrobras e apresenta proposta para renovação do Progás

[0] Comentários | Deixe seu comentário.



Cumprindo agendacem Brasília, o governador Robinson Faria se reuniu com o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine.

O encontro acinteceu no Ministério das Cidades, articulado pelo ministro Gilberto Kassab.

Acompanhado do presidente da Potigás, Carlos Alberto Santos e do deputado federal Fábio Faria, Robinson entregou a Bendine uma minuta da proposta do Governo do Estado para a prorrogação do Progás, Programa de Fornecimento de Gás Natural a indústrias instaladas no Rio Grande do Norte.

O Progás, que tem o contrato encerrado no final do mês, já foi prorrogado por 90 dias, mas o governo poriguar quer a garantia de renovação.

 

A renovação pretendida pelo Governo estabelece alterações no modelo vigente do contrato, tornando mais viável à realidade do Rio Grande do Norte. 

A proposta apresentada pelo governo foi para negociar débitos de cerca de 200 milhões com a Petrobras, contraídos pelo Governo do Estado até 2014.

O repasse feito pelo atual governo à Petrobras, referente a 2015, está em dia.


A proposta contempla também o financiamento dos débitos em 120 meses corrigidos pelo IGPDI, com carência de dois anos. 

Além disso, o Governo do Estado prevê a compensação do fornecimento de gás para abater parte do valor das multas ambientais aplicadas pelo Idema.

 

A renovação do contrato de fornecimento pretendida pelo Governo visa garantir que a Potigás opere o programa por mais dez anos. “Aqui fechamos o ciclo de negociações entregando ao presidente da Petrobras uma proposta viável para prorrogação deste programa fundamental ao desenvolvimento da economia potiguar. A companhia compreende que hoje existe um modelo de gestão completamente diferente, preocupado em honrar os compromissos do Estado e comprometido também com o equilíbrio fiscal. Estou otimista com a receptividade que encontramos do presidente”, declarou Robinson Faria. 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.