#JornalismoSemFakeNews

17 de maio de 2015 às 22:28

Cirurgia inédita realizada por urologistas do HUOL, em Natal, é apresentada em congresso mundial nos EUA

[2] Comentários | Deixe seu comentário.

Foi neste domingo, em New Orleans, nos Estados Unidos, que a equipe de urologistas do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), em Natal, apresentou um vídeo mostrando a realização de uma “nefrectomia esquerda com trombectomia de nível 4”, totalmente laparoscópica.

A equipe está participando até terça-feira do congresso anual da Sociedade Americana de Urologia (American Urological Association), que acontece desde sexta-feira, 15.

A cirurgia apresentada pelos médicos que atuam em Natal é inédita na literatura médica e permitiu a retirada do rim e de um trombo da veia cava em uma cirurgia minimamente invasiva, levando a um menor tempo de recuperação do paciente. 

A participação dos médicos do HUOL no evento que reúne os melhores urologistas de todo o mundo, revelou que o Rio Grande do Norte dispõe de uma universidade com formação laparoscópica de ponta.

O procedimento apresentado em vídeo nos Estados Unidos contou com a participação da equipe de cirurgia cardíaca do Hospital das Clínicas, responsável por manter o paciente em ‘circulação extracorpórea’ para permitir a retirada do trombo tumoral que chegava até o coração do paciente.

Nos EUA, os médicos César Brito, Paulo Medeiros, Christophe Alselmo e Paulo Renato Costa, depois da apresentação do trabalho inédito

2 respostas para “Cirurgia inédita realizada por urologistas do HUOL, em Natal, é apresentada em congresso mundial nos EUA”

  1. Parabéns  para esses médicos cirurgião, que mesmo sem condições de trabalho representa nosso Estado trabalhos de ponta em um pais de primeiro mundo. Esses sim é um orgulho pra todos nós.

     

  2. Ivo Xavier de Oliveira disse:

    Qual a cirurgia de próstata minimamente invasiva realizada em Natal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.