Thaisa Galvão

17 de maio de 2020 às 23:47

Em artigo na Tribuna do Norte, prefeito Álvaro Dias faz balanço das ações do município no combate ao coronavírus [0] Comentários | Deixe seu comentário.

Do prefeito de Natal, Álvaro Dias, artigo no jornal Tribuna do Norte:

Combateremos sem trégua

Álvaro Dias

Prefeito de Natal

A pandemia do Coronavírus se transformou no maior desafio que qualquer gestor poderia enfrentar. Aqui em Natal não medimos esforços em defesa da saúde do natalense e temos dedicado toda a atenção e todo o foco às ações que estão ao nosso alcance no combate à doença e suas repercussões na área sanitária e econômica.

Por isso mesmo, registro com renovada esperança a abertura do nosso Hospital de Campanha Municipal, mais uma ferramenta da administração municipal que se junta a uma serie de medidas que já adotamos.

Ao longo desse doloroso processo que já ceifou tantas vidas, a Prefeitura tem buscado atuar prioritariamente em duas frentes. De um lado, reforçando equipes, contratando pessoal, chamando concursados, de outro adquirindo equipamentos e abrindo novos leitos na rede pública.

Ao mesmo tempo, atua na assistência aos mais vulneráveis na sociedade, seja acolhendo moradores em situação de rua, seja distribuindo alimentos com grupos e comunidades que ficaram praticamente sem renda em função da necessária redução das atividades econômicas e das medidas de restrição a atividades que impliquem em aglomeração de pessoas.

Assim é que convocamos 193 profissionais aprovados em concurso para trabalharem na área de saúde e outros 192 para atuarem na assistência social, profissionais de nível superior e médio. A eles, somam-se outros tantos que serão convocados para trabalhar de forma temporária no Hospital de Campanha, no Hospital Municipal, no Hospital dos Pescadores e na unidade de Urgência Pediátrica Sandra Celeste, todos para o atendimento a pacientes acometidos pela Covid 19.

Também determinamos horário estendido em 10 unidades básicas de saúde e beneficiamos 58 mil alunos da rede municipal de 146 escolas e centros de educação infantil para garantir suprimento alimentar às crianças e suas famílias.

Nas 20 feiras livres da cidade, reforçamos a higiene com lavatórios móveis, que incluem sabonete líquido e toalhas de papel. Também atuamos na distribuição de máscaras, que tornamos obrigatórias por decreto, na fiscalização do funcionamento do comércio e na higienizaçâo de terminais e pontos de grande afluxo de pessoas e ainda colocamos nossos agentes públicos para colaborar na organização das enormes filas que se formaram para obtenção do auxílio emergencial pago pelo governo federal.

Pesquisa Radar avalia nossa luta contra o vírus com aprovação de 75% da população. Bom saber que há um reconhecimento da maioria da população. Mas não vamos nos acomodar. Afinal, nosso propósito é um combate sem trégua essa ameaça nefasta. Por isso mesmo, cabe um alerta.

Nosso Hospital de Campanha foi estruturado somente para pacientes moderados ou graves da Covid-19 encaminhados pelas unidades municipais de saúde. Não é aberto à demanda espontânea, mas ainda sofre com a dificuldade na aquisição de equipamentos, principalmente respiradores, aliás um problema mundial.

Mas parte do que foi comprado já está disponível, inclusive um tomógrafo, e aparelhos de raio X fixo e móvel.

Agora aguardamos a chegada de mais equipamentos para colocar as 20 UTIs para lá previstas efetivamente em funcionamento.

Temos recebido recursos federais e importantes doações de empresas, da Justiça do Trabalho e de pessoas anónimas e esperamos contar com a parceria do governo estadual. Esta e a hora da união. Estamos numa fase difícil na disseminação do vírus, por isso mesmo conclamo a todos a manter ao máximo o isolamento social, seguir as regras de higiene com as mãos e o uso das mascaras. Juntos, venceremos. Acredite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*