Thaisa Galvão

16 de outubro de 2020 às 3:00

Projeto Seridó: União do Governo Fátima com Ministério de Rogério Marinho vai garantir água da transposição para os seridoenses [0] Comentários | Deixe seu comentário.

O que é o Projeto Seridó?

É uma das principais ações planejadas para a segurança hídrica do Rio Grande do Norte dentro dos próximos anos, sendo um eixo vital para o aproveitamento das águas da transposição do Rio São Francisco no Estado.

Sete adutoras do projeto vão interligar os grandes reservatórios da região, com foco na barragem de Oiticica, em Jucurutu.

O planejamento elaborado pelo Governo do Estado aponta que as obras, além de garantirem sustentabilidade hídrica para os seridoenses, permitirão que os perímetros irrigados e açudes mantenham-se perenes e atendam o setor produtivo da região.

“Uma das nossas prioridades no Ministério é segurança hídrica. Foi uma reunião muito boa, em que foram colocados os interesses do Rio Grande do Norte na mesa e quem ganhou foi o Estado”        , disse o secretário nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Costa.

O documento entregue pela governadora Fátima Bezerra será avaliado pela Codevasf e a perspectiva é de que o termo de cooperação seja assinado já na próxima semana, em reunião com a presença do presidente da Companhia, Marcelo Moreira Pinto.

Sérgio Costa ainda anunciou que o Ministério do Desenvolvimento Regional deverá lançar ainda este mês o edital para as obras do ramal Apodi-Mossoró.

Outro eixo para o RN no que diz respeito à transposição do Rio São Francisco, já que esse curso também receberá águas do São Francisco.

Foto Robson Araújo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.