Thaisa Galvão

20 de outubro de 2020 às 6:29

Governo do RN bem que poderia se inspirar na Avenida Paulista e construir ciclovia no canteiro central da Roberto Freire [4] Comentários | Deixe seu comentário.

O Governo do Estado anunciou a sinalização de uma ciclofaixa nos dois sentidos da avenida Roberto Freire.

Atende a pedido de ciclistas que dispõem de pouco espaço para pedalar em Natal.

Mas…

Bem que o Governo, em vez de apenas pintar uma faixa, e colocar os ciclistas disputando a faixa com os ônibus, poderia pensar num projeto mais seguro para as duas partes.

Basta se inspirar no que foi feito na Avenida Paulista, em São Paulo, a mais importante avenida do Brasil, onde o intenso tráfego de veículos não ameaça o espaço dos ciclistas, que trafegam sem risco de acidentes.

A ciclovia da Avenida Paulista, construída no canteiro central, foi inaugurada em junho de 2015 e é uma pista exclusiva com 2,7 km de extensão, entre a Praça Oswaldo Cruz e a Avenida Angélica.

A avenida Roberto Freire dispõe de um canteiro largo, com espaço disponível para uma ciclovia, e um projeto bem feito impediria a retirada das árvores.

Pode ser mais caro, mas será mais seguro.

O barato da ciclofaixa poderá sair caro para o Governo.

Quem mora em Ponta Negra, e a governadora Fátima Bezerra mora, conhece a dificuldade de trafegar na Roberto Freire em horários de pico.

Ao contrário da Salgado Filho e Hermes da Fonseca, que tem a ciclofaixa, a Roberto Freire não tem as mesmas vias de escoamento que as avenidas centrais de Natal dispõem.

O trânsito emperrado na Roberto Freire para quem segue para Ponta Negra, até oferece soluções entrando à direita, mas no sentido contrário…zero possibilidade.

Veja o exemplo de São Paulo que poderia ser seguido em Natal.

4 respostas para “Governo do RN bem que poderia se inspirar na Avenida Paulista e construir ciclovia no canteiro central da Roberto Freire”

  1. Kennedy Diniz disse:

    O mesmo risco que o ciclista tem em compartilhar a ciclofaixa com os ônibus na Roberto Freire é o mesmo da Salgado Filho e Prudente de Morais. Sou defensou que as mesmas fossem no avantajei central tanto na Prudente, Salgado Filho, Roberto Freire, BR 101 onde tiver canteiros.

  2. Lélio Batista de Oliveira. disse:

    Vc está corretíssima!

  3. Adriana Baggio disse:

    Ótima ideia!!!! Penso exatamente assim

  4. Andre Jose Lins Leal disse:

    Também queria usar ciclofaixa mas disputar com ônibus não dá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.