#JornalismoSemFakeNews

12 de dezembro de 2020 às 14:14

Depois de 3 anos fechada, ala de UTIs de hospital pediátrico de Natal recebe 10 leitos entregues pela governadora Fátima Bezerra

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Já anunciados pela governadora Fátima Bezerra, os novos leitos de covid distribuídos por hospitais do Estado começaram a ser instalados nesta sexta-feira.

Fátima inaugurou 10 novos leitos de UTI no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, no Parque dos Coqueiros, zona norte de Natal.

A unidade é referência no atendimento pediátrico de média e alta complexidade para todo o Rio Grande do Norte.

O investimento foi de R$ 5,3 milhões na reforma e ampliação, com recursos provenientes do Governo Cidadão, via empréstimo junto ao Banco Mundial, e da Secretaria de Saúde do Estado.

A UTI foi nomeada “Maria de Fátima Martins de Araújo”, enfermeira dedicada da unidade há 20 anos.

A nova ala é exclusiva para o tratamento da Covid-19.

Os leitos de UTI do hospital estavam fechados há 3 anos, e na atual gestão estão sendo reabertos, reformados e ampliados.

“A gente entregando hoje esses dez leitos de UTI, que se somarão a mais 20 leitos de UTI neonatal que vamos entregar também, significa respeito e compromisso com a vida do povo do Rio Grande do Norte. Não podíamos ficar indiferentes à situação das UTIs fechadas. Hoje, na condição de governadora, quero dizer que valeu o sonho e a luta”, disse Fátima Bezerra.

A obra está 100% concluída e abrange a construção de um bloco para implantação das UTIs Pediátrica e Neonatal. Na sequência, serão reabertos mais 20 novos leitos de UTI Neonatal. A contratação de profissionais, especialmente de médicos neonatologistas está em trâmite para colocar os demais leitos para funcionar.

“O estado do Rio Grande do Norte vivenciou por muito tempo a judicialização por leitos de UTI. Hoje o governo estadual investe em estrutura e equipamentos, também em contratação de pessoal e qualificação constante. Apostamos que é possível ser diferente, pois é um governo que tem um olhar diferenciado para o nosso SUS-RN”, disse a secretária-adjunta de Saúde Pública, Maura Sobreira.

“As crianças com Covid-19 ou suspeitas de estarem com a doença e que precisavam da saúde pública estavam totalmente desassistidas. Agora, com os investimentos do Governo, temos como cuidar destes casos com uma equipe aguerrida e em um local totalmente adequado e moderno”, disse a diretora geral do hospital, Suyame Ricarte.

Fotos Sandro Menezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.