Holiday

Thaisa Galvão

21 de dezembro de 2012 às 23:14

Ex-presidente da Urbana diz que catador de recicláveis do RN tem mais acesso a Dilma do que muitos políticos [0] Comentários | Deixe seu comentário.

De Sérgio Pinheiro, ex-presidente da Urbana, sobre a festa de natal dos catadores de recicláveis, onde o natalense Severino Júnior presenteou a presidente Dilma Rousseff com o livro do fotógrafo Canindpe Soares:

 

Thaisa

Estão de parabéns todos os catadores de materiais recicláveis do Rio Grande do Norte, que lutam de forma exemplar na execução da reciclagem.

Cabe aos novos prefeitos a visão de como incluir as cooperativas e as associações de catadores já organizadas, aproveitando todos os benefícios legais (basta ler as Leis 11.455/2007 e 12.305/2010) de contratação dos mesmos para executarem a coleta seletiva e com isso viabilizar recursos não onerosos para seus municípios (que hoje são muitos) para a área de manejo de resíduos sólidos.

Os prefeitos precisam qualificar as equipes de trabalho. Por exemplo: desde 2010 não é responsabilidade dos municípios coletar pneus, pilhas e baterias, eletro eletrônicos e lâmpadas. Nem mesmo Natal se desonerou dessa obrigação.

Mesmo pouco divulgado e com todos os problemas enfrentados pelos catadores, na prestação do serviço Natal é uma referência nacional e Severino é um dos grandes responsáveis pela continuidade da existência das cooperativas ao longo dos altos e baixos das administrações municipais de 1999 até hoje.

 

Severino (como é conhecido nacional e internacionalmente) Júnior (como é conhecido aqui na paróquia) é um dos grandes líderes do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis.

O conheci em 1999 no lixão de Cidade Nova, tentando organizar a primeira associação de catadores.

É uma figura de grande articulação que não tem o devido reconhecimento da nossa classe política, até porque ele tem mais acesso ao Planalto do que a grande maioria dos políticos do RN.

Poucos sabem da sua amizade com o ex-presidente Lula e com a própria Dilma.

Tenho certeza que a presidente não poderia ganhar melhor presente.

Canindé é pura competência em tudo que faz.

Fica o desafio para Canindé, de fotografar o tema do encontro de Dilma realizado hoje: “CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA”.

Deve sair algo interessante.

Sérgio Pinheiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*