Thaisa Galvão

7 de fevereiro de 2013 às 23:33

Bispos do Brasil contra PEC que reduz poder de investigação do Ministério Público [1] Comentários | Deixe seu comentário.

O Conselho Episcopal de Pastoral (Consep) da CNBB, se posicionou contrário à PEC 37, que reduz o poder de investigação do Ministério Público.

A decisão saiu após a primeira reunião de 2013 dos bispos, nos dias 5, 6 e 7.

 

“Nós pensamos que esta competência do Ministério Público dever ser mantida”, afirmou o presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis.

Em nota emitida, os bispos destacam a importância que o MP desempenha ‘nas investigações essenciais ao interesse da coletividade’ para o combate eficaz da impunidade.

“É muito importante que haja órgãos que possam realizar a investigação, especialmente em casos complexos como corrupção, uso do dinheiro público e corrupção eleitoral”, diz o secretário geral da Conferência, dom Leonardo Ulrich Steiner.

*

Na próxima reunião, marcada para março, a CNBB irá se posicionar sobre os eventos esportivos que o Brasil sediará, como Copa das Confederações, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos.

“Claro que nos preocupa a situação denunciada por vários grupos da sociedade civil a respeito dos gastos e da deslocação de famílias pobres para a realização das grandes obras. Sobre estes assuntos vamos fazer um amplo trabalho de pesquisa das principais dificuldades e o Conselho Permanente da CNBB, que se reúne no começo de março, vai dar a palavra oficial da Igreja sobre essa situação”, esclareceu o cardeal dom Damasceno.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*