Thaisa Galvão

22 de outubro de 2015 às 1:05

Instituto de Desenvolvimento da Educação lança livro e abre campanha em defesa da escola pública no RN [0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) lança, nesta quinta-feira, às 19h, na Escola Estadual Dr. Manoel Dantas, em Natal, o livro “Diálogos em Defesa da Escola Pública”.O livro, organizado pelos educadores Cláudia Santa Rosa e Frederico Horie Silva, que será distribuído gratuitamente, é alusivo aos 10 anos de fundação do IDE.
Durante o lançamento será anunciada a realização da campanha “Aqui a Gente Aprende”, que, a partir do dia 28, vai mostrar à sociedade, através de peças publicitárias, que a escola pública de qualidade é possível, respaldada por exemplos reais positivos encontrados no Rio Grande do Norte. 

 

Segundo a diretora executiva do IDE, professora Cláudia Santa Rosa, o livro reúne 117 artigos publicados por 15 autores na última década, no RN, em referência à defesa da escola pública. 

“A história do IDE foi construída por pessoas. Dessa maneira, optamos por organizar os artigos por ano de publicação, trazendo ao leitor uma perspectiva histórica das suas ações”, explica Cláudia.

 

A campanha é a primeira iniciativa publicitária do Terceiro Setor em defesa da escola pública no Rio Grande do Norte, e de acordo com a diretora do IDE, é mais um fruto da parceria sólida entre a instituição e o Instituto C&A, e que tem o objetivo de levar a bandeira defendida pelo IDE ao grande público e com outra linguagem. 

“Queremos chegar a todos, os que possuem filhos nas escolas públicas, mas também aos que reconhecem a sua importância. Vamos mostrar histórias bem-sucedidas na escola pública, para deixar claro que a sua qualidade é totalmente possível”, justifica Cláudia.

 

Segundo o publicitário Fabrício Finizola, da Pandora Comunicação, agência responsável pela execução da campanha, estão sendo produzidas peças para quatro mídias: televisão, rádio, internet e ônibus, que provocam reflexão nos receptores da mensagem. 

“A partir dos depoimentos, vamos fazer com que o pai ou a mãe, por exemplo, reflita sobre porque é possível o êxito naquela escola do vídeo e não na que o seu filho ou filha frequenta”, explana Fabrício.

“Vamos disponibilizar canais de comunicação para que as pessoas se manifestem e digam o que precisa melhorar”, explicou Fabrício.

 

Assessor de comunicação do IDE, o jornalista Octávio Santiago detalha que o projeto da campanha tem duração de sete meses e todas as informações recebidas serão repassadas a título de contribuição. 

“O Instituto sempre se preocupou com a existência de resultados práticos e com a campanha não será diferente. Esperamos que a aluna, o pai e a professora que vão trazer a mensagem estimulem essa participação”, resume Octávio. Para tanto, importantes parcerias com o poder público estão sendo estabelecidas.

 

Até o momento, o IDE já confirmou a parceria com Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de Natal, Prefeitura de Natal, Prefeitura de Parnamirim, além de meios de comunicação potiguares.

A expectativa é conquistar mais parceiros interessados em fomentar a ideia da “escola pública de qualidade possível”.

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