Thaisa Galvão

31 de outubro de 2017 às 9:36

Morre em SP Marizinha Simonetti, médica potiguar que desenvolveu e patenteou o anestésico Simocaína [0] Comentários | Deixe seu comentário.

Morreu ontem aos 75 anos em São Paulo. a potiguar de Goianinha, Maria Simonetti, conhecida por aqui por Marizinha Simoneti.

Ela ficou conhecida pelo invento desenvolvido em 1998, no laboratório da USP, e que ganhou espaço na Medicina brasileira: o anestésico ‘Simocaína’.

Depois de 13 anos de muita luta da cientista, o anestésico foi patenteado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o que, para Marizinha, foi a grande consagração como profissional.

À época, em entrevista ao Blog, Marizinha falava que brigava pela ‘maternidade’ do invento já que um laboratório tentou patenteá-lo.

Marizinha costumava dizer que tinha saído de Goianinha para estudar em São Paulo, “cidade com nome de santo”, e que recebeu todas as bênçãos do santo.

A Simocaína hoje é utilizado em anestesias regionais – como se define as anestesias antes ditas ‘locais’.

“Eu tive um filho e apareceram muitos pais”, disse a médica ao Blog em abril de 2012, poucos dias depois do anestésico ser patenteado.

Ela dizia que finalmente conseguiu que a USP fizesse uma parceria com o laboratório, cedendo o seu invento para ser desenvolvido com seus insumos, garantindo assim a maternidade da potiguar Marizinha Simoneti, que já recebia royalties pela venda do produto, mas com a concessão da patente, passou a ter um up-grade nos valores.

“Eu queria mesmo era que meu invento fosse consagrado”, comemorou Marizinha à época.

Consagrada em suas pesquisas, Marizinha seguiu a vida fazendo palestras e escrevendo sobre o assunto.

“Eu fiz jornalismo”, revelou a médica que o Blog adorava conversar, e que usava a segunda profissão para, aliada ao conhecimento médico, fazer divulgação científica no campo da anestesiologia.

O corpo da médica será cremado em SP.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*