Thaisa Galvão

3 de dezembro de 2018 às 11:46

Deputado Rafael Motta e secretária Cláudia Santa Rosa participaram de Panorama sobre Livro e Leitura e evento no RS [0] Comentários | Deixe seu comentário.

O deputado federal Rafael Motta (PSB) foi o único parlamentar brasileiro palestrante no primeiro Panorama sobre Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Brasil, que aconteceu no final de semana em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

Escritores e educadores se posicionaram sobre legislações em favor do livro e da leitura.

Além do deputado potiguar, a secretária de Educação do Estado, Cláudia Santa Rosa.

Na Comissão de Educação da Câmara, Rafael Motta conseguiu aprovar, no final do ano passado, o Projeto de Lei que estava engavetado desde 2011, que cria o Fundo Nacional Pró-Leitura.

O deputado é autor do Projeto que inclui os mediadores de leitura na cadeia produtiva do livro e tem encampado luta para o cumprimento da Lei das Bibliotecas, que exige espaços com títulos variados em todas as escolas do país até 2020.

Em sua palestra, o parlamentar falou sobre o acesso ao livro na pauta do Congresso Nacional, onde detalhou as proposições que relata ou é autor na Câmara, e abriu espaço para a sugestão de emendas a projetos com tramitação em curso.

A secretária de Educação debateu sobre o tema “O livro literário tem dois pesos: o do papel e o da ficção”, discorrendo também sobre o programa ‘RN Alfabetizado’ e, mais especificamente sobre o projeto ‘RN Mais Leitor’ que fomenta políticas públicas na área de livro, leitura, literatura e bibliotecas na rede estadual de ensino do RN.

“A universalização do acesso ao livro e à leitura para todos os cidadãos é um componente essencial para a construção de uma sociedade mais desenvolvida, equânime e democrática”, disse Rafael em sua fala.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*