Thaisa Galvão

31 de dezembro de 2018 às 16:29

Como será a posse de Fátima Bezerra e Antenor Roberto [0] Comentários | Deixe seu comentário.

Marcada para começar às 15 horas desta segunda-feira, 1º de janeiro, a solenidade de posse da governadora Fátima Bezerra e do vice-governador Antenor Roberto.

A posse acontecerá em sessão especial do legislativo, comandada pelo presidente da Assembleia Ezequiel Ferreira de Souza e os demais 23 parlamentares.

Os novos deputados, eleitos em outubro, não participarão da sessão pois só tomarão posse no dia 1º de fevereiro.

Estarão presentes entre os convidados, assim como senadores eleitos e da atual bancada, e deputados federais em mandato e eleitos.

Rito

Ao chegarem ao Centro Administrativo, Fátima e Antenor serão recepcionados pelo presidente da Assembleia Legislativa e uma comissão de deputados, além de autoridades e convidados.

No auditório da Escola de Governo, o ritual solene começa com a leitura dos membros que ocuparão a mesa durante a sessão solene.

O presidente da Assembleia designará uma comissão de parlamentares para conduzir a governadora e o vice-governador diplomados até o palco.

O Regimento Interno da AL estipula que a governadora tomará assento à direita do presidente do Legislativo, ficando o vice-governador à esquerda da mesa.

Logo depois os presentes ouvirão o hino nacional. 

Fátima Bezerra e Antenor Roberto prestarão juramento à Constituição e assinarão o termo de posse, além de receberem a bandeira do Estado do Rio Grande do Norte.

Em seguida, a governadora – já empossada – fará seu primeiro pronunciamento como chefe do Executivo.

O juramento será feito a convite do presidente Ezequiel, primeiro pela governadora e depois pelo vice-governador, que assumirão o compromisso formal nos termos: “Prometo manter, defender e cumprir as Constituições da República e do Estado, observar as leis, promover o bem geral do povo e exercer o cargo com lealdade e honra”.

Na saída da Escola de Governo, a governadora e o vice-governador seguirão até a Governadoria, onde o atual governador Robinson Faria fará a transmissão do cargo, rito que conclui a solenidade de posse.

A sessão de compromisso e de posse do governador e do vice foi convocada em cumprimento aos termos do artigo 201, capítulo VI, do Regimento Interno da Assembleia Legislativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*