Thaisa Galvão

22 de outubro de 2019 às 10:20

Mapa do G1 mostra que ações do Governo Fátima mantém RN na lista dos estados com maior queda de homicídios [0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Rio Grande do Norte apresentando queda no número de homicídios em 2019.

No mapa divulgado hoje pelo G1, que acompanha as mortes violentas mês a mês em todos os estados brasileiros, o Rio Grande do Norte, Ceará e Acre mantiveram uma queda superior a 30% no ano, contra a média dos demais estados de 22%.

O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Nos 3 estados, integrantes e ex-integrantes dos governos e entidades apontam algumas medidas para explicar o fenômeno.

Eis os motivos para a queda de homicídio no Rio Grande do Norte e nos dois outros estados:

-As ações mais rígidas do Governo do Estado em prisões, como constantes operações de revistas e implantação do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD)

-O isolamento ou transferência de chefes de grupos criminosos para presídios de segurança máxima

-A criação de secretaria exclusiva, no caso do Rio Grande do Norte a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária – SEAP

-A criação de delegacia voltada para investigar casos de homicídios

-A integração entre as forças de segurança e justiça

-Um maior investimento em inteligência policial

-E adoção de programas de prevenção social

*

O ministro da Justiça Sergio Moro atribui a queda no número de mortes violentas no país a esforços dos Governos Estaduais e do governo federal, citando recordes de apreensão de drogas e transferência de chefes de facções criminosas para presídios federais como medidas que surtiram efeitos nos índices de criminalidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*