17/11/2008
Agnelo Alves inaugura escola que homenageia o amigo militante Rubens Lemos
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Fotos: Ivanízio Ramos
Amigos dos tempos de jornalismo na Tribuna do Norte e Rádio Cabugi, o prefeito de Parnamirim Agnelo Alves fez uma bela homenagem a Rubens Lemos.
E inaugurou, no Parque Industrial do município, a Escola Rubens Manoel Lemos.
Um investimento de quase um milhão e meio de reais, com 10 salas de aulas, laboratório de informática, biblioteca, quadra poliesportiva coberta e capacidade para mais de 900 alunos em dois turnos.
Na solenidade de inauguração, Agnelo falou sobre o amigo que ele chamava de Rubão.
"Dele trago algumas lembranças que não conseguem sair da retina dos meus olhos. Lembro do enorme bigode que ele usava para disfarçar as marcas do sofrimento. Rubens Lemos é uma época. Uma resistência. Não conhecia o ódio nem o rancor. Poderia homenageá-lo dando lhe o nome a uma rua ou a uma praça. Mas preferi uma escola porque tem um significado especial: É aqui que começa a formação do caráter",”...
Presentes à inauguração, a mulher de Rubens Lemos, Isolda, a irmã Miriam, os filhos jornalista-secretário Rubens Lemos Filho e Yasmin, e o neto Rubens Lemos Neto, filho de Yasmin.
Rubinho foi o responsável por falar em nome da família do militante de esquerda, que morreu em 1998.
"Nossa família, apesar de sofrida, jamais esqueceu o sentimento da gratidão."
Uma placa de bronze, afixada na parede do saguão de entrada da escola traz uma frase em que o prefeito Agnelo Alves define o amigo Rubão:
"Como jornalista profissional, Rubens Manoel Lemos foi um amador. Como criatura humana foi solidário, leal e crente. Sacrificou conscientemente sua vida na crença de uma utopia que, sendo um sonho, nunca se realizou".
Yasmin com Rubens Neto, Isolda, Rubinho, Miriam, dona Celina e Agnelo, com Marechal Porpino logo atrás