04/12/2008
João Maia faz homenagem ao ex-governador Walfredo Gurgel
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O deputado federal João Maia fez hoje pela manhã, no plenário da Câmara, um pronunciamento sobre o centenário do Monsenhor Walfredo Gurgel.
Leia, na íntegra, o discurso do deputado sobre o ex-governador do Rio Grande do Norte.
Esta semana, o meu Estado, o Rio Grande do Norte, especialmente a cidade de Caicó, celebra o centenário do Monsenhor Walfredo Gurgel, que é uma referência para toda a classe política brasileira, especialmente para nós, políticos potiguares, e um exemplo inspirador para mim, seridoense como ele.
Monsenhor Walfredo teve uma trajetória de vida brilhante, dedicando-se até o fim da vida a duas atividades tão nobres quanto complexas: o sacerdócio e a política. Em ambas, deixou a marca da lealdade, da simplicidade, sobriedade e austeridade. Foi um sacerdote virtuoso e um político íntegro, sabendo harmonizar com agudeza de espírito e inteligência excepcionais as suas duas grandes aptidões naturais.
Eu destaco, em primeiro lugar, na figura do Monsenhor Walfredo Gurgel, a honestidade, a integridade e a dignidade pessoal. Em segundo lugar, a grande capacidade de liderança, que mobilizou o Rio Grande do Norte. E, por último, o carisma - Monsenhor Walfredo era um grande amigo das pessoas.
Quando foi governador do Rio Grande do Norte, no final dos anos sessenta, Monsenhor Walfredo criou um estilo próprio de governar, sóbrio e honrado, operoso e parcimonioso - foi ao mesmo tempo realizador e extremamente austero nos gastos públicos. Sua administração foi extraordinária, responsável, inovadora e muito criativa.
No Parlamento, como senador da República e deputado federal Constituinte, em 1945, Monsenhor Walfredo demonstrou seu caráter de homem público, destacando-se mais pela atuação firme nas comissões que integrou, especialmente na de Educação, do que pela participação em grandes debates oratórios no plenário. É que o Monsenhor Walfredo realizava grandes coisas em silêncio. E foi um dos que nos legou a Constituição de 1946, aquela que representou um avanço da democracia e das liberdades individuais.
Nesses tempos em que o povo brasileiro clama por ética na política e por compromisso com a moralidade, eu acredito enormemente que a memória do Monsenhor Walfredo Gurgel possa revitalizar nossos sonhos e nossa capacidade de ação.
Obrigado.