16/12/2008
TRE decide pela diplomação de Mozaniel...e depois pela de Auricélio Teixeira
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Guamaré é uma lenda...
A dois dias do final do prazo determinado pela justiça eleitoral para diplomação, continua a indefinição sobre quem vai ser o prefeito do município a partir de primeiro de janeiro.
Na sessão de hoje à tarde, o TRE-RN julgou o pedido do prefeito eleito Mozaniel e do vice, seu pai João Pedro, solicitando quem a chapa deles, eleita em 5 de outubro, fosse diplomada, e não a chapa que ficou na segunda colocação, como havia determinado uma decisão judicial.
No seu voto, o relator Fábio Hollanda se pronunciou que nem Mozaniel, nem Auricélio Teixeira – o segundo colocado – seriam diplomados, e que no dia primeiro de janeiro quem deve tomar posse na Prefeitura, até que o TSE julgue o caso, é o presidente da Câmara, que ainda será eleito tão logo a Câmara emposse seus vereadores eleitos.
Nos votos seguintes, Cláudio Santos e Magnus Delgado votaram pela diplomação do segundo colocado, Auricélio Teixeira (PTB) e o vice Marcus Gomes (PTN).
Já Roberto Guedes, Fernando Pimenta e a recém-empossada Lena Rocha, decidiram pela diplomação dos eleitos, Mozaniel e o pai João Pedro, ex-prefeito de Guamaré, ambos do PP.
Pelo placar, o resultado dava 3 a 2 para Mozaniel...
Que chegou a comemorar.
Mas eis que o procurador regional eleitoral Fábio Venzon, em uma questão de ordem, definiu que o voto do relator Fábio Hollanda, definindo pela posse do presidente da Câmara, beneficiava o segundo colocado, já que ele não fora categórico em favor do eleito.
E aí estava embolado o meio de campo, ficando o placar empatado em 3 a 3.
Fazer o quê?
Chama o presidente do Tribunal para votar e desempatar...
E o presidente Expedito Ferreira de Souza decidiu pela diplomação do segundo colocado, Auricélio Teixeira.
Que entrou pela noite como o futuro prefeito de Guamaré.
Mas calma.
A guerra ainda não foi encerrada.
No TSE, o caso ainda está indefinido.
Somente um voto foi proferido até agora: o do ministro Ricardo Lewandowski.
Que indeferiu a eleição do vice João Pedro, claro, atingindo em cheio o filho Mozaniel, já que a chapa é indivisível segundo a justiça eleitoral.
Portanto...
Se amanhã ou depois o TSE decidir continuar o julgamento...
Haja calmante em Guamaré.
*
Mas...
Resumindo a novelinha...
Se ficar do jeito que está, na quinta-feira Auricélio Teixeira e Marcus Gomes, que venceram hoje aos 45 do segundo tempo, serão diplomados.
O que não significa que tomarão posse.
Guamaré é uma lenda.