13/01/2009
Tom do Cajueiro diz ao Blog como se tornou secretário da capital brasileira do Ecoturismo
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O ex-guia turístico Tom do Cajueiro, empossado secretário de Turismo do município paulista de Brotas, em São Paulo, falou ao Blog sobre seu novo trabalho.
Tom disse que logo depois do problema que passou, quando a polícia descobriu que um carro que ele declarou ter comprado, teria sido roubado, ele foi para Brotas, a convite de um amigo, o médico Carlos Simioni, que também é vereador no município.
Sem nada provado contra ele, Tom disse que aceitou o convite e viajou.
Era maio de 2008, próximo de começar o processo político, quando ele começou a trabalhar a reeleição do amigo.
Foi aí que o então candidato a prefeito, Antônio Benedito Sallas (PDT), o convidou para redigir os textos de seus programas de rádio, onde além de redator foi também o locutor.
Vitorioso, o prefeito convidou Tom para integrar o secretariado.
Sem nada acertado, ele voltou para Natal, e logo em seguida voltou a ser procurado pelo prefeito, que o convidou para ser o secretário de Turismo.
“Me sinto muito à vontade para ocupar o cargo porque minha vida sempre foi o turismo”, disse Tom...
Que durante a campanha viu o “caso do carro” ser explorado pela oposição, justificando que foi possível explicar e não deixar nenhuma surpresa para depois.
“Foi bom porque não ficou nada escondido”, disse Tom.
Perguntei a ele como tinha reagido o famoso trade turístico de Brotas, considerada a capital brasileira do Ecoturismo.
“Houve um estranhamento natural no começo, por causa da minha idade e por eu ser de fora”, disse Tom, que garante já ter conseguido um bom relacionamento com os empresários do setor.
Já vendendo o peixe de Brotas, Tom disse que o município dispõe de 35 equipamentos turísticos, 74 cachoeiras catalogadas, 15 sítios turísticos e hotéis desde camping até categoria luxo.
Ele disse que para 2009, 15 eventos estão pré-agendados para acontecerem em brotas, mas em conjunto com a secretaria de Meio Ambiente, todos irão para análise...
“Porque aqui não se permite nada que afete o meio ambiente. O turismo trabalha em conjunto com os órgãos ambientais”, explicou o ex-guia que virou secretário.
*
Perguntei a Tom do Cajueiro se ele havia se filiado a algum partido em Brotas, e ele disse que nçao.
“Vou fazer um trabalho apenas técnico”, respondeu.
Se daqui a 4 anos ele vai pensar diferente...aí são outros 500.
O prefeito Sallas e o secretário de Turismo Tom do Cajueiro, em dia de posse