18/01/2009
Tião Viana diz que já tem 52 votos e será eleito com apoio do PMDB e DEM
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Candidato do PT à presidência do Senado, Tião Viana contabiliza votos mais do que suficientes para se eleger. Eem entrevista a Josias de Souza – o Blog reproduz algumas perguntas e respostas – o senador petista garante que será eleito com votos do PMDB e do DEM.
- Pode desistir da candidatura? A chance de isso acontecer é zero.
- E se Lula pedir? Ainda assim, a hipótese de eu desistir da candidatura é nenhuma.
- Quantas vezes Sarney lhe disse que não seria candidato? Cinco vezes. Conversei com o senador com a maior consideração e humildade.
- Acha que a disputa deixará feridas? Tenho me relacionado com o senador Garibaldi Alves, que se apresentou como candidato do PMDB, com respeito e responsabilidade. Entrando o senador Sarney, o processo pode ser conduzido do mesmo jeito. A lesão causada ao equilíbrio político-partidário na Casa pode ser pequena, superável.
- Senadores do DEM acham que elegê-lo seria o mesmo que acomodar Lula na cadeira de presidente do Senado. Conseguiria manter-se independente? Sinto que há um preconceito, sobretudo do senador Agripino [Maia, líder do DEM], em relação ao PT. Isso se deve às brigas que ele teve com o presidente Lula durante o último processo eleitoral no Rio Grande do Norte. Vejo essa relação como algo maniqueísta.
- Já dispõe dos 52 votos? Há uma margem sólida de segurança que me permite dizer que estou em torno desta marca de 52 votos [para eleger-se presidente, um senador precisa de 41 votos].
- Sua conta inclui votos do PMDB? Sim. Votos honrosos e importantes. O PMDB tem 20 eleitores. Vários já me declararam apoio. Qualquer que seja o candidato apresentado por eles.
- Contabiliza votos da oposição? Sim. Dentro do DEM também terei votos importantes. E creio que o PSDB está sensível a um diálogo elevado. É hora de pensar no país e não em governo querendo destruir a oposição e vice-versa. Esse caminho só leva ao colo do fisiologismo.