23/01/2009
Para João Faustino, 60% dos planos dos 100 dias de governo já foram implantados
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Responsável pela elaboração de um Plano para os 100 primeiros dias da administração Micarla de Sousa, o secretário João Faustino se diz satisfeito com os resultados.
Para ele, mais de 60% do que foi planejado, já foi implantado.
Os outros 40%, de acordo com João, demandam mais tempo, como é o caso da Reforma Administrativa, que será encaminhada à Câmara somente nos primeiros dias de fevereiro.
Para João, os atos dos 100 dias que visavam uma melhoria na qualidade de vida da população e a redução de gastos, estão sendo implantados com sucesso.
E cita apenas alguns exemplos.
1- A criação da Carreira de Gestor Público, já aprovada pela Câmara, que impedirá que os grandes projetos da cidade sejam paralisados caso haja troca de secretários, ou até do chefe do Executivo, em caso de fim de mandato.
Com salário de 4 mil reais, o gestor concursado cuidará de cada grande projeto, até que ele seja concluído, independente de quem esteja à frente da administração.
2- A renúncia fiscal aprovada também pela Câmara, que isentará a Fifa – no caso de Natal sediar a Copa – de tributos municipais na execução de projetos para habilitar a capital a sediar jogos.
3- Na questão dos precatórios, também foi aprovado pelos vereadores um empréstimo feito à Caixa Econômica pela Prefeitura, no valor de 10 milhões de reais, para pagamento das dívidas trabalhistas. Segundo João Faustino, a medida reduzirá gastos, vez que os juros de 1% ao mês, pagos à CEF, são inferiores aos juros da atualizações dos valores dos precatórios, que são de 18% ao mês...ainda permitindo uma renegociação, já que, com o dinheiro em mãos, ficará mais fácil tentar reduzir os valores.
4- No caso de uma provável epidemia de dengue, como anunciou o Ministério da Saúde no final do ano passado, o Município já dispõe de uma equipe trabalhando para preparar a cidade a cuidar do problema.
5- O Pregão Eletrônico já está em vigor, para que todas as licitações sejam transparentes.
6- A limpeza de galerias pela Semov e Urbana, para tentar impedir o caos na cidade em dias de chuva.
“Uma agenda mínima, mas necessária ao bom andamento do executivo. Estamos em clima de muito trabalho. Já se olhou para o retrovisor, agora vamos em frente”, afirmou João Faustino.