07/02/2009
Prefeita-jornalista estréia canal para se comunicar com a imprensa
[0] Comentários | Deixe seu comentário.A prefeita Micarla de Sousa, que é jornalista, estreou um estilo próprio de se comunicar com a imprensa.
Enviando textos assinados por ela, onde a cada dia comenta sobre um assunto.
Hoje, o “release” assinado pela prefeita foi sobre a campanha para natal sediar jogos da Copa de 2014.
Eis o texto:
NATAL ESPERA A COPA DE 2014 DE BRAÇOS ABERTOS
Da obra de um dos maiores expoentes da cultura brasileira, o folclorista potiguar, Luiz da Câmara Cascudo, se extrai a conclusão de que o melhor do Brasil é o Brasileiro.
Eu tenho certeza de que quando a FIFA resolveu escolher o Brasil para sediar a Copa de 2014 analisou muitos critérios técnicos, mas eu também desconfio que foi levada em consideração a alegria e a paixão dos Brasileiros pelo Futebol.
É por isso que agora afirmo, sob a inspiração da obra Cascudiana, que o melhor de Natal é o natalense.
É a alegria do nosso povo feliz-potiguar que traz no rosto a marca de gente hospitaleira de uma Natal de céu, mar e dunas.
Gente que gosta e que sabe receber bem todos que aqui chegam.
O nosso poeta Pedrinho Mendes bem diz em uma de suas mais belas letras musicais que "Esta é a terra de um Deus mar. De um Deus mar que vive para o sol. E esse sol está muito perto daqui. Venha e veja tanto quanto pode se curtir".
A letra da canção remete a nossa vocação natural, o turismo. Natal é a cidade do sol, afinal ele fica aqui conosco brilhando quase 300 dias no ano.
Esses são critérios puramente subjetivos, eu sei. Mas são eles que tocam o coração dos apaixonados por futebol. Esporte que também é arte, encantamento e emoção. E Natal é tudo isso.
Mas Natal tem mais. Tem muito mais. Existem aspectos objetivos e técnicos que alicerçam nosso convencimento de que a nossa cidade tem as reais condições de sediar, em 2014, parte dos jogos da Copa do mundo que, acertadamente, voltará a ser realizada no país do futebol.
O primeiro deles eu diria que é a integração entre os governos estadual e municipal. O poder público, aqui representado por mim e pela governadora Wilma de Faria, está disposto a fazer todos os esforços para a concretização desse sonho, pela alegria que vai gerar na nossa gente e por entender que essa é uma oportunidade ímpar para alavancar, ainda mais, o desenvolvimento de Natal.
A nossa população está, de forma decisiva, engajada nesse nosso esforço.
Os empresários, principalmente os do setor turístico, estão dispostos a contribuir para a obtenção desse privilégio que a FIFA com certeza, irá conceder a Natal.
E nesse aspecto, temos de reconhecer e enaltecer a nossa rede hoteleira que reúne todas as condições para receber os turistas nacionais e internacionais que aqui vierem para assistir os jogos da copa. Temos uma rede hoteleira que é a maior entre as capitais do nordeste com mais de 27 mil leitos disponíveis. Uma rede hoteleira moderna e de qualidade.
Outro ponto da maior importância e que destacamos para análise dos senhores é que Natal é a cidade da América do Sul mais próxima da Europa. São apenas 6 horas e meia de vôo daqui até Lisboa.
Além disso, Natal é uma cidade planejada com um sistema viário estruturado que permite grande fluxo de veículos. As principais ruas e avenidas são largas com até 30 metros, herança dos americanos que estrategicamente escolheram Natal como base militar durante a Segunda Guerra. Aquela escolha, com certeza, não foi à toa, como essa também não será. Mas o que mais nos orgulha hoje é que dessa vez a nossa luta é para sediar um dos maiores eventos do mundo da paz.
Outra questão que deve ser levada em alta consideração é a segurança. Segundo o IPEA, instituto de pesquisas aplicadas, Natal é um dos 15 municípios menos violentos do país e a capital mais segura do Brasil. Além disso, a cidade tem o quarto maior IDH entre os municípios da Região Nordeste.
Por essas e muitas outras razões temos toda a expectativa positiva de que Natal será escolhida pela FIFA e CBF como uma das cidades sede da copa do mundo 2014.
Da nossa parte, fiquem certos: faremos tudo o que for necessário e estiver ao nosso alcance para conseguir esse objetivo e sabemos que começamos muito bem, com a demonstração evidente da nossa disposição de trabalhar, investir e buscar parcerias, para realizar o maravilhoso projeto arquitetônico e estrutural que está pronto e que demonstra a nossa disposição, ousadia e determinação.
Sabemos que o nosso povo é apaixonado por futebol, mas antes disso, que é uma gente obstinada, e, por natureza, talhada para vencer, dentro e fora do campo. E é por essas duas vitórias que vamos lutar, para apresentar ao mundo o que temos de melhor.
Micarla de Sousa
Prefeita de Natal