#JornalismoSemFakeNews

7 de outubro de 2009 às 1:50

Para Agripino, posição do Brasil no ranking do IDH pode prejudicar Olimpíada

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

“A 75º posição do Brasil no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi um jato de água fria sobre o anúncio do Rio de Janeiro sediar as Olimpíadas de 2016”.
A declaração foi feita pelo senador José Agripino, após tomar conhecimento do ranking divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com base em informações de 2007.
Segundo o órgão, o Brasil perdeu cinco posições – de 70°, em 2008, para 75°, neste ano.
O indicador reuniu dados sobre riqueza, educação e expectativa de vida.
“Foi um jato de água fria sobre as Olimpíadas e uma provocação de despertar para a discussão, para o fato de que precisamos melhorar nossa saúde e educação”, frisou o líder democrata.
“Este sonho das Olimpíadas é um sonho para ser objeto de reflexão. Temos muitas prioridades, principalmente com o que mexe com o IDH”, acrescentou.
Falando sobre 2007, quando o único setor que cresceu foi o dos assalariados que recebiam até R$ 635: o crescimento foi de 34.3% para 35%.
“Houve uma economia de baixo conteúdo tecnológico. Logo, a constatação é claríssima: as classes médias diminuíram. O que houve foi agregação da classe trabalhadora de baixa remuneração”, explicou Agripino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.