#JornalismoSemFakeNews

10 de novembro de 2009 às 22:25

Natal é candidata a sediar encontro de cúpula do Brasil, Rússia, Índia e China

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Iberê, Wilma, Celso Amorim e Micarla

A capital potiguar é uma das cidades candidatas a sediar o próximo encontro do bloco BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China)…
Reunião de chefes de Estado dos países citados, que está cotada para acontecer no Rio de janeiro no próximo ano.
A candidatura de Natal foi oficializada na tarde desta terça-feira, em Brasília, em audiência agendada pela governadora Wilma e pela prefeita Micarla de Sousa, com o ministro Celso Amorim, das Relações Exteriores.
Wilma chegou cedo com o vice-governadorável Iberê Ferreira de Souza.
A prefeita Micarla de Sousa só chegou depois, já que a solenidade no Palácio Itamaraty, para inclusão de projeto da Prefeitura de Natal no PAC de Lula, só começou com muito atraso…
Só o presidente Lula atrasou em duas horas.
Na conversa com o Chanceler Celso Amorim, Wilma justificou que Natal tem muito mais segurança do que o Rio para sediar a reunião…
Além de infra-estrutura capaz de receber os chefes de estado sem deixar a desejar…
O ministro mostrou receptividade e informou que a data ainda não foi definida, porque falta confirmação da China e da Índia.
O Governo do Estado e Prefeitura de natal já estão providenciando material parecido com o que foi apresentado aos membros da FIFA, quando Natal era apenas candidata a sediar jogos da Copa.
Durante o período da reunião do BRIC, estão previstos vários eventos antecedentes e paralelos, relacionados com políticas de mulheres, de economia solidária e, até, uma espécie de "fashion week" para divulgar a moda dos países participantes, a partir de iniciativas sociais e solidárias como o artesanato das regiões menos favorecidas.
Os custos d o evento ficarão a cargo do governo federal e da coordenação do bloco de países participantes.
*
Um evento desse porte renderá, com certeza, cobertura da imprensa internacional, divulgação turística…
Apoio para melhorias de estruturas locais de segurança, logística…
O bloco BRIC foi idealizado pelo economista Jim O " Neill, chefe de pesquisa global do grupo financeiro Goldman Sachs, que produziu o relatório ‘Bulding Belter Global Economic Brics’, apontando os 4 principais países emergentes do mundo.

                                                   Presidentes dos países integrantes do BRIC

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.