#JornalismoSemFakeNews

3 de dezembro de 2009 às 15:11

Wilma se compromete a compensar municípios que tiverem perdas em relação a 2009

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Disposta a acabar coma pendenga entre governo e municípios sobre a polêmica redistribuição do ICMS, a governadora Wilma de Faria passou duas horas conversando com o vice-governadorável Iberê Ferreira de Souza…
Fizeram cálculos, analisaram, e chegaram a uma conclusão, que a governadora anuncia, em primeira mão, através do Blog:
Wilma de Faria – O governo está disposto a colaborar e terminar com esse impasse. Para isso, me comprometo a compensar os municípios que vierem a ter perdas em 2010, em relação a 2009. Fica assegurado que nenhum município receberá menos em 2010 do que receberam em 2009. Só não posso me comprometer em relação a perspectivas de arrecadação, porque aí seria prever no escuto.
Thaisa GalvãoGovernadora, e esses recursos virão de onde?
Wilma – Primeiro eu me comprometo de público. Depois, vou aguardar a decisão da Assembléia para mandar um projeto-de-lei determinando a compensação. Se a Assembléia aprovar logo, se os deputados dispensarem os trâmites, a gente manda para a Assembléia ainda este ano.
ThaisaGovernadora, qual o motivo dessa medida? Foi para evitar uma crise política?
Wilma – A gente sentou, eu e Iberê, e fizemos cálculos. Chegamos à conclusão que as perdas não são grandes e dá para o Estado colaborar.
ThaisaEntão, caso a proposta da senhora seja acatada, nem perde Natal nem perdem os municípios pequenos…
Wilma – Isso em relação a 2009. Aí não perdem não. Só se a arrecadação disparar em 2010, mas aí eu não posso me comprometer, até porque vou renunciar em abril e não posso deixar um problema para Iberê. Passamos 2 horas fazendo cálculos e o que dá pra gente fazer é isso. Tudo discutido com a equipe técnica do governo, porque não pode ser uma decisão somente política.
ThaisaA senhora acha que com isso põe fim à possibilidade de uma crise política…
Wilma -Veja bem: eu não conversei sobre o assunto com ninguém. Não conversei com Micarla, não conversei com prefeitos de municípios menores. E nunca pedi pra ninguém votar. Seja em favor de Natal, seja em favor de municípios pequenos. Eu nunca me posicionei sobre o assunto, mas considero importante o movimento dos pequenos, assim como fazemos, nós dos Estados pequenos temos feito e temos ganhados todas, como na questão do Pré-Sal, por exemplo.
ThaisaA senhora já foi prefeita um dia…
Wilma – Eu senti na pele porque quando fui prefeita perdi muito. Perdi bem mais do que eles poderiam perder agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.