25/04/2010
Exonerado da Secretaria de Energia, Jean-Paul cria amanhã o primeiro "think tank’ do RN
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Foi publicada na edição deste sábado do Diário Oficial do Estado, a exoneração do secretário Extraordinário de Energia e Assuntos Internacionais, Jean-Paul Prates.
JP, que é especialista em petróleo e gás, e trocou o Rio de Janeiro pelo Rio Grande do Norte, não vai retornar à capital carioca.
Em Natal, ele já está trabalhando na montagem do primeiro “think tank” exclusivamente voltado para estudos estratégicos sobre o Estado, não apenas na área de Energia, mas também de recursos naturais e infra-estrutura.
E eu pergunto: o que danado é “think tank?”
Segundo Jean-Paul, “é um formato muito utilizado nos Estados Unidos. Um centro de estudos de cunho estratégico e técnico, que reúne especialistas de vários setores para propor e ajudar implementar diretrizes governamentais e empresariais para um setor”, explicou JP, afirmando ainda que entidades como esta são financiadas por empresas e investidores, “para apoiar, criticar, sugerir ou implementar diretrizes de desenvolvimento econômico e social de interesse de uma região ou estado. No meu caso, o foco será o Rio Grande do Norte, principalmente”, disse o ex-secretário de Energia.
“Os think tanks também se articulam com universidades e centros de excelência. O nome do que criarei na segunda-feira será CERNE – Centro de Estudos Estratégicos em Recursos Naturais e Energia – e a logomarca terá o RN em destaque."
E Jean-Paul explica mais...
“Além de elaborar e propor diretrizes para a continuidade da política energética voltada para a energias renováveis, a revitalização da atividade de petróleo em terra e aproveitamento do gás natural do Estado, o CERNE irá também estudar e propor idéias e soluções para projetos de logística portuária, modernização da exploração do sal, revitalização da mineração, viabilização do financiamento da Alcanorte, entre outras questões que os especialistas reunidos julgarem relevantes e estruturantes para o futuro do Estado”.
*
Nesta segunda-feira, o ex-secretário estadual começará a convidar especialistas em áreas específicas para integrar o que JP considera “uma missão supra-política e extrapartidária”.