#JornalismoSemFakeNews

14 de agosto de 2010 às 9:43

Ibama interdita matadouro de Cruzeta e multa Prefeitura em 30 mil reais

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Da Assessoria de Imprensa do Ibama-RN:

Mais um abatedouro de animais foi fechado pelo Ibama hoje (13/08) por causar poluição no interior do RN. O matadouro municipal de Cruzeta, mantido pela prefeitura local, lançava vísceras de animais e água contaminada com sangue e dejetos diretamente nos córregos afluentes do rio Piranhas-Açu (veja fotos em anexo). A prefeitura foi multada em R$ 30 mil reais e tem 20 dias para apresentar sua defesa ao Ibama.
Este é o segundo matadouro fechado pelo Ibama nesta semana. Na quinta-feira os fiscais embargaram o abatedouro de Jardim de Piranhas e multaram a prefeitura do município no mesmo valor.
As condições encontradas em Cruzeta, porém, são mais preocupantes, pois o estabelecimento se encontra em Área de Proteção Permanente, à beira de cursos d´água, onde é proibido erguer construções, especialmente aquelas que causam poluição.
Além do problema da poluição causada, o abatedouro também apresentava péssimas condições de higiene. Não havia material para sanitização adequada do ambiente e os fiscais encontraram até gatos se alimentando das sobras dos animais sacrificados.
As ações de fechamento de matadouros e estabelecimentos poluidores fazem parte da Operação Piranhas-Açu, que continuará até o final do ano fiscalizando os principais empreendimentos poluidores dessa bacia hidrográfica, a mais importante do semiárido do Rio Grande do Norte.

Assessoria do Ibama                                          Tratamento da carne dentro do matadouro

                                                 Prova do córrego poluído

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.