24/10/2010
A saúde física e emocional no SPA Revivare
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Diário de um SPA.
Sexta e sábado...sexto e sétimo dias de muita ginástica e poucas calorias no SPA Revivare, que movimenta o Hotel Casa do Mar, na praia cearense de Tremembé.
Na sexta, além das corridas na praia, aulas de jump e treinamento funcional...a novidade boa foi a chegada de uma turminha do barulho.
Filhos que vieram dar o ar da graça...mas, ao contrário dos pai, com direito a muitas calorias.
O dia também foi marcado pela chegada da psicóloga Juliana Moreira Gonçalves, que fez um trabalho, tanto com os participantes do SPA como com a equipe que comanda os trabalhos.
Thaisa Galvão A turminha do barulho que animou o final de semana
Ingrid Tinoco e Lyz Helena: treinamento na beira da praia
A psicóloga Juliana Gonçalves, paulista que mora em Natal há 12 anos, conversou com o Blog sobre a importância do seu trabalho em um SPA.
Juliana Gonçalves - A obesidade surge a partir de fatores emocionais como ansiedade, compulsão, dificuldade de lidar com algum problema. Então essas pessoas buscam a comida como um mecanismo de defesa. O nosso trabalho num SPA é para tentar fazer com que as pessoas pensem sobre essa questão, e só busquem na comida, o que é da comida, como o sabor...e tentem buscar outros fatores para resolver seus problemas.
Thaisa Galvão - Normalmente as pessoas que se deixam engordar estão vivendo problemas?
Juliana - Com certeza estão vivendo algum tipo de insatisfação e elegem a comida como a única forma de sentir prazer. Claro que a comida tem que continuar sendo um prazer, o que não pode é botar todas as fichas na comida, entendendo que a comida não vai tirar a sua insatisfação. É muito pouco provável que alguém sinta muito prazer sabendo que comendo nessa quantidade, e nessa qualidade - calorias - ache que vai ficar bem depois.
Thaisa - Quais são os efeitos emocionais da gordura, além do fato de não se sentir bonito?
Juliana - O desempenho sexual diminui, a vida social fica mais empobrecida, as relações se complicam...
Thaisa - Como foi sua atuação com as pessoas com quem você conversou no SPA?
Juliana - Tentei convidá-las a falar também dessas questões, tentar ver a situação com outros olhos, para que encontrem saída para seus problemas sem, necessariamente, ser comendo. Então nesses 8 dias aqui no SPA, longe de casa, algumas pessoas refletiram sobre essas questões.
Thaisa - Você conversou com a equipe - instrutor, professores...a equipe que mais trabalhava a perda de peso das pessoas...
Juliana - A equipe precisa de um suporte emocional. Para fazer com que as pessoas se sintam bem, eles precisam estar bem. Eles também passaram 8 dias fora de casa, longe da família...também têm seus problemas. Então a conversa foi no sentido deles estarem bem para passar para os participantes do SPA.
Thaisa Galvão Juliana Gonçalves trabalhou emocional de equipe e de alguns participantes do SPA