20/12/2010
Chikungunya no Plano Palumbo
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Informação que chega ao Blog dá conta que existe a suspeita de um caso de manifestação de doença causada pelo vírus Chikungunya em Natal.
O caso suspeito seria de um homen residente no bairro de Petrópolis, no Plano Palumbo, para onde se dirigiu, em regime de urgência, um grande número de agentes de saúde.
Provocada por um vírus, a doença é transmitida pelo mesmo mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti e também pelo mosquito Aedes albopictus contaminado. A preocupação das autoridades é que, como há grande número de criadouros do Aedes aegypti, haja maior risco de a doença se instalar no País.
A chikungunya provoca, em um primeiro estágio, febre alta, mal estar e dores nas articulações. Os sintomas aparecem entre 3 a 7 dias depois de o paciente ser picado pelo mosquito transmissor da doença contaminado. Durante os primeiros cinco dias do aparecimento dos sintomas, se o paciente for picado pelo Aedes aegypti, ele transmite o vírus para o mosquito.