31/12/2010
Antes de assumir a Presidência da Câmara, Edivan Martins faz um balanço da Educação do Município
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Canindé Soares
Está marcada para amanhã, às 15 horas, a posse do vereador Edivan Martins como presidente da Câmara Municipal de Natal.
Edivan reassumiu o mandato depois de ter passado quase o ano inteiro de 2010 à frente da Secretaria Municipal de Educação.
Pasta pela qual ele passou e conseguiu imprimir, junto à prefeita Micarla de Sousa, a marca da gestão que abriu 1.300 vagas para o ano que começa neste sábado.
Em conversa com a imprensa, Edivan afirmou que Natal tinha, antes da gestão Verde, 27 Centros de Educação Infantil (os CMEIs), e até ontem o número já chegava a 64, sendo 37 implantados pela prefeita Micarla de Sousa.
Perguntei a Edivan em quanto tempo os 27 existentes anteriormente haviam sido construídos, já que ele se mostrava orgulhoso em apresentar 37 Centros em 2 anos.
"Os 27 existiam desde o tempo do prefeito Fabrício Pedroza", disse Edivan, se remetendo aos idos de 1800 e vôtes...
Segundo Edivan, o maior CMEI foi o inaugurado ontem, no Leningrado, entre o Planalto e Guarapes, e que ganhou o nome de Arnaldo Arsênio de Oliveira, que entre outras funções na área de Educação, foi diretor da antiga ETFRN.
Outro projeto que o vereador e ex-secretário destaca na gestão da prefeita Micarla é o da "Classe Hospitalar", onde a Prefeitura instalou uma sala de aula no Hospital Infantil Varela Santiago e outra no Hospital Maria Alice Fernandes, que passam a suprir a falta na escola, das crianças internadas em tratamentos longos.
"O andamento da criança na sala é enviado à escola de origem, impedindo que as crianças percam o ano letivo", afirmou Edivan, que contabiliza em cerca de 400 crianças atendidas com Educação nos hospitais.
Segundo Edivan, o projeto de "Classe Hospitalar" foi desenvolvido em parceria com a Advocacia Geral da União, que ao apresentá-lo num evento sobre Educação, garantiu ao advogado Thiago Pereira, da AGU, diploma de "Melhor Ação de Cidadania".
Diante do número de analfabetos na capital potiguar, a Secretaria de Educação criou, segundo Edivan, o programa "Escola do Trabalhador - da Carteira ao Trabalho". Projeto que será executado agora em 2011, e que pretende levar para as salas de aulas, durante o turno noturno, onde as salas estarão desocupadas, alfabetização e capacitação. Projeto que levará a marca da Prefeitura em parceria com a Federação do Comércio e a Federação das Indústrias.
"São 3 meses de curso, mais um mês de estágio. E se o aluno passar no estágio, estará empregado. O primeiro setor explorado será o da construção civil", disse Edivan, já pensando nas obras da Copa.
Mas o que o vereador-ex-secretário mais parece ter orgulho de registrar, é o Plano de Carreiras e Remuneração para o Educador Infantil.
"A categoria lutava por isso há 20 anos e em tempo recorde, apenas 2 anos, a prefeita Micarla deu inpicio, desenvolveu, debateu e implantou. O Plano ainda reduz a carga horária dos educadores infantis de 40 para 30 horas semanais".
Edivan Martins deixou a Secretaria de Educação, deixando nas mãos da prefeita Micarla de Sousa uma sugestão: que a Prefeitura convoque a se reapresentar, todos os professores e servidores da área que estão, segundo o futuro presidente da Câmara, "escondidos debaixo de birô de políticos".
Para Edivan, que diz se orgulhar de não ter assinado um afastamento de professor, pelo fato de não querer, simplesmente, estar em sala de aula, são 20% dos profissionais da Educação fora das salas.
"O engraçado é que tem professor com atestado médico para não dar aula, mas está dando aula nas escolas particulares. Eu^estou sugerindo à prefeita que convoque todos, faça uma nova revisão médica, pois tem muitos que não têm condições de enfrentar a sala de aula, fazer uma revisão das cessões, e trazer o máximo possível de professores para as escolas. Estaremos abrindo 1.300 vagas nas escolas infantis e para isso precisamos de professores", afirmou Edivan.
Canindé Soares O CMEI Arnaldo Arsênio, que atenderá mais de 300 crianças
Crianças foram conhecer a escola durante a inauguração
Edivan e o vice-prefeito Paulinho Freire inaugurando o CMEI com presença de familiares de Arnaldo Arsênio, o homenageado