#JornalismoSemFakeNews

1 de janeiro de 2011 às 22:37

A íntegra do discurso do presidente da Câmara, Edivan Martins

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Eis o discurso de posse do vereador Edivan Martins, que assumiu, neste sábado, a presidência da Câmara Municipal de Natal.

QUATRO SÉCULOS DE HISTÓRIA. QUATROCENTOS ANOS AJUDANDO NO CRESCIMENTO DESTA TERRA. EM 1611 O GOVERNADOR GERAL DO BRASIL, DOM DIEGO DE MENESES NOMEAVA O PRIMEIRO VEREADOR DA PROVÍNCIA. ESTAVA ABERTA A CASA POVO DE NATAL.

ERA PRECISO CRIAR NORMAS. DISCUTIR O DESTINO DE UMA TERRA QUE NASCIA COBIÇADA POR HOLANDESES. BANDEIRAS ESTRANGEIRAS ERAM FINCADAS EM NOSSO CHÃO, TREMULADAS PELO VENTO FURIOSO QUE EMERGIA DO MAR.

COM O MESMO PESO DAS ROCHAS QUE ERGUERAM A FORTALEZA DOS REIS MAGOS, NASCE COMO ALBARRÃ O PRIMEIRO PARLAMENTO DO POVOADO.

NASCEMOS EM UM TETO SEMELHANTE AO DO MENINO JESUS: UMA MORADA A CÉU ABERTO, DE ONDE A CONTEMPLAÇÃO ÀS ESTRELAS PERMITIU AO ÚNICO E PRIMEIRO VEREADOR, O PRIMEIRO BATER DE ASAS. A PRIMEIRA MISSÃO.

NO PRIMEIRO OLHAR, A INSPIRAÇÃO DE UMA NOITE DE ESTRELAS; NO ALVORECER UM SOL INCEDIANDO DUNAS, ADORNANDO COM SUAS CORTINAS ALVAS O VERDE ESPLENDOROSO DO MAR;

CORAIS DE PÁSSAROS, ECOANDO SOBRE A RELVA O CANTO ANUNCIADOR DA CHEGADA DE UM CIDADÃO DE MISSÃO NOBRE: O VEREADOR.

QUIS O CRIADOR DERRAMAR BÊNÇÃOS EM NOSSO CHÃO E TRANSPOR AS ÁGUAS DO RIO JORDÃO PARA O NOSSO POTENGI E AS DO MAR DA GALILÉIA PARA O NOSSO FORTE E COM ESSA MISTURA SANTA BATIZAR A TERRA NATAL DO MENINO JESUS.

O VEREADOR ESTAVA PRESENTE DESDE A OUTORGA DO REGISTRO DE NASCIMENTO DA CIDADE DO NATAL.

ENCRAVADOS ENTRE OS ARRECIFES, NOSSA EDILIDADE VIA AS ONDAS LAVAR-LHE OS PÉS COM MANSIDÃO E BATER NAS MURALHAS DE PEDRA, PEDINDO PASSAGEM COM PRESSA DE CRESCER.
INICIA UMA LONGA TRAVESSIA. EDITAR LEIS E PROJETOS. PROPOR AS PRIMEIRAS RUAS, PRAÇAS, CORTAR AS PRIMEIRAS DUNAS. PROJETAR O PRIMEIRO CHAFARIZ, A ESCOLINHA DE PALHA, A MATERNIDADE, A PRIMEIRA PONTE. OS PRIMEIROS PASSOS.

OS PARLAMENTOS ACOMPANHAM O PASSO DO CRESCIMENTO.
O TEMPO VAI CONTANDO A NOSSA HISTÓRIA. HISTÓRIA DE DEDICAÇÃO E TRABALHO PELA CIDADE. HISTÓRIA DE HOMENS E MULHERES QUE INVESTIDOS DE UM PODER OUTORGADO PELO POVO CONSTROÉM, CADA UM A SEU TEMPO, PEDAÇOS DE UMA TERRA QUE NÃO PÁRA DE AVANÇAR E ORGULHAR OS FILHOS DESSE CHÃO.

SOMOS HERDEIROS DAS ORDENAÇÕES AFONSINAS E MANOELINAS QUE INSTITUÍRAM A FIGURA DO VEREADOR, COM O MISTER DE FISCALIZAR, LEGISLAR E SERVIR AS URBES.

AS CÂMARAS SÃO CASAS PLURAIS E INDEPENDENTES. RECANTOS DE DEBATES ACALORADOS, EXPOSIÇÃO DE IDEÍAS. É SANTUÁRIO DA LIBERDADE E DA EXPRESSÃO LIVRE. PALCO DE CONDUTAS REPUBLICANAS E DO EXERCÍCIO PLENO DA DEMOCRACIA.

POR ISSO TRABALHAMOS SOB A ÉGIDE DOS IDEIAS DO PADRE MIGUELINHO, FUZILADO PELAS POSIÇÕES CORAJOSAS E LIBERTÁRIAS.

INTEGRANTES DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA EMITIRAM FORAIS, DOAÇÃO DE TERRAS E PARTIRAM PARA O POVOAMENTO DO SÍTIO DE NATAL.

É MILENAR A PRESENÇA DO VEREADOR NA VIDA E NA EVOLUÇÃO DAS CIDADES. AS CÂMARAS MUNICIPAIS ANTECEDEM ÀS ASSEMBLEIAS LEGISLATIVAS E AS CÂMARAS FEDERAIS.

DATAM O PERÍODO EM QUE O BRASIL ERA COLÔNIA DA COROA PORTUGUESA. NA GRÉCIA, ATENAS ERA MODELO DAS REPÚBLICAS MUNICIPAIS E NEM A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO FEZ DESAPARECER A TRADIÇÃO, A HISTÓRIA, A FORÇA E A REPRESENTATIVIDADE DAS CÂMARAS MUNICIPAIS NO BRASIL; NEM DOS CONCÍLIOS ROMANOS; CONSIGLIERES ITALIANOS OU CONSEJAIS HISPÂNICOS.

EM TODOS OS TEMPOS E POVOS O VEREADOR É O PODER ENRAIZADO NO MAIS LÍDIMO SENTIMENTO DA POPULAÇÃO, EXPRESSANDO NOSSA NOBRE MISSÃO DE AMAR E SERVIR COM DEDICAÇÃO AO NOSSO POVO E A NOSSA TERRA.

O MAR REUNIDO AO REDOR DA FORTALEZA DOS MAGOS SUGERIA ÀQUELES REPRESENTANTES QUE A CIDADE CRESCIA RUMO AS ÁREAS ALTAS. QUE NA RIBEIRA JÁ SE TOMAVA BANHO DE RIO, HAVIA PLANTAÇÕES E AS MERCADORIAS CIRCULAVAM PELO CAIS.

A PADROEIRA NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO JÁ GANHARA UM LAR: A IGREJA MATRIZ EM FRENTE A PRAÇA ANDRE DE ALBUQUERQUE. E QUE HOMENS DE PALETÓS LISTRADOS COM LENÇO NO BOLSO, CHAPÉU E BENGALA ERAM VISTOS NO GRANDE PONTO AO LADO DE MULHERES COM FITAS DE VELUDO NO CABELO E PEDENTIF NO PESCOÇO.

OS VEREADORES JÁ INSTALADOS NO CONSISTÓRIO DA IGREJA MATRIZ ANUNCIAVAM OS LIMITES DA URBE QUE IAM AO NORTE ATÉ A PRAÇA DAS MÃES E PELO SUL ATÉ A LADEIRA DO BALDO.

A CIDADE CRESCE, ATINGE A EFERVECÊNCIA. POLÍTICOS, INTELECTUAIS, COMERCIANTES, ARTISTAS E BOÊMIOS VÊEM OS PONTEIROS DO RELÓGIO DA JUNQUEIRA AIRES ANUNCIAREM UM NOVO TEMPO.

ERA DE CRESCIMENTO QUE LOGO QUE SE DESCORTINA SAINDO DAS IMAGENS DO ZEPPELIN SOLTANDO FLORES NO BUSTO DE AUGUSTO SEVERO E O CLARÃO DE SEUS FARÓIS REVELANDO A FORÇA DE UM POVO CONSTRUINDO UMA CIDADE NOVA.

CIDADE NOVA QUE CHEGAVA COM O PLANO PALUMBO. ERA PETRÓPOLIS DAS RUAS LARGAS, BONITAS E PLANEJADAS. O CENTRO ESCORREGAVA-SE PELO ALECRIM, ACOMPANHANDO A TRILHA DOS TROPEIROS QUE EM LOMBOS DE JUMENTOS E MULAS GALOPAVAM ABRINDO ESTRADA PRO PROGRESSO.

OS VEREADORES APROVAM NOVO LIMITE DA CIDADE. A CORRENTE DAS QUINTAS. MARCO QUE ANOS DEPOIS SE AQUEBRANTA PARA QUE CONJUNTOS HABITACIONAIS DA ZONA NORTE FAÇAM COMPANHIA AOS SÍTIOS DE IGAPÓ E AO ROMÂNTICO VILAREJO DA REDINHA.

A CÂMARA ORDENA, CRIA LEIS, ACOMPANHA O CRESCIMENTO RESPONDENDO A NOVA REALIDADE. A CIDADE ALTA VIRA UM GRANDE CENTRO COMERCIAL.

OS PADROEIROS SANTOS REIS COMEMORAM NO ALVORECER DE CADA ANO COM GRANDES QUERMESSES ONDE SE COMIA FUBA DE MILHO EM NAVIOS DE PAPEL, ROLETES DE CANA E ALFININS.

AS FESTAS DE SÃO SEBASTIÃO MISTURAM NOSSO POVO COM MARUJOS E NAVAIS, MARCANDO A FORTE PRESENÇA DE TROPAS AMERICANAS EM NATAL.

DOS SEIS MIL HABITANTES DO ANO DE 1805 AOS 800 MIL DOS DIAS ATUAIS NOSSA TERRA TRANSFORMOU-SE.

NÃO SE TOMA MAIS BANHO NA VELHA RIBEIRA. OS CASARÕES DERAM LUGAR AOS EDIFÍCIOS. O COMÉRCIO MIGROU PARA OS SHOPPINGS. SOMOS UMA METRÓPOLE EM FORMAÇÃO, QUE REÚNE QUARENTA POR CENTO DA POPULAÇÃO E QUASE A METADE DO PRODUTO INTERNO BRUTO DO ESTADO.

NESSES QUATROCENTOS ANOS. FORAM CENTENAS DE VEREADORES E MUITOS PRESIDENTES, MESAS DIRETORAS QUE SE INCUMBIRAM DE ORGANIZAR OS TRABALHOS ADMINISTRATIVOS E LEGISLATIVOS DESTA CÂMARA. CADA UM COM SEU ESTILO E PERFIL PUDERAM CONTRIBUIR PARA O ENGRANDECIMENTO DESTE PODER QUE TEVE COMO SEU PRIMEIRO PRESIDENTE OLAVO JOÃO GALVÃO, NO ANO DE 1948.

CITO OS QUE DURANTE 20 ANOS COM ASSENTO NESSAS CADEIRAS CONVIVI E ACOMPANHEI AS GESTÕES:
VEREADOR EDMILSON LIMA, SID FONSECA, MARCÍLIO CARRILHO, PAULO FREIRE, RENATO DANTAS, ROGERIO MARINHO E DICKSON NASSER, QUE NESSA SESSÃO ESPECIAL EMPOSSA A NOVA MESA DIRETORA. VEREADOR MAIS ANTIGO DA CASA. PORTADOR DA NATURALIDADE E ESPONTANEIDADE DAS PESSOAS SIMPLES. AGRADEÇO A VOSSA EXCELÊNCIA PELOS SERVIÇOS PRESTADOS A ESTA CASA.

AO OCUPAR A TRIGÉSIMA CADEIRA DE PRESIDENTE DESTA CÂMARA TRAGO O QUE APRENDI NAS ESCOLAS SIMPLES E TODAS PÚLICAS POR ONDE PASSEI. DESDE A ESCOLINHA, LOCALIZADA NUM BEQUINHO, ONDE CABIA APENAS UMA MESA, QUATRO CADEIRAS E UMA PALMATÓRIA.

A SEGUNDA ESCOLA, A ÚNICA SALA DE AULA, AS CARTEIRAS COM TRÊS LUGARES, DIVIDIAM ESPAÇO COM OS BOMBOS, SURDOS E TAMBORINS DA ESCOLA IMPERADORES DO SAMBA, DE SEVERINO CORDEIRO.

MAIS ADIANTE, A ESCOLA ROTARY E O GINÁSIO COMERCIAL DIX SEPT ROSADO, PERTENCENTE A CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE, ONDE FIZ O GINÁSIO A NOITE, NUMA TURMA DE ALUNOS DE IDADE BEM MAIS AVANÇADA, PORQUE AOS TREZE ANOS JÁ TRABALHAVA.

QUERO OFERECER A BELEZA E O BRILHO DAS PEDRAS PRECIOSAS E BRUTAS DAS AULAS DO CURSO DE MINERAÇÃO DA ETFRN; DO QUE APRENDI NOS BATENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO, JORNALISMO E DIREITO.

TRAGO AQUELE GRITO DE FIM DE FEIRA, LEMBRANDO O QUANTO FOI IMPORTANTE VENDER SACOS DE PAPEL QUE SERVIAM NAEMBALAGEM DAS COMPRAS DAS MULHERES SIMPLES DAS QUINTAS.

QUANTO É DIGNIFICANTE LEMBRAR OS ROLOS DE FUMO DE ARAPIRACA SENDO RETALHADOS NAS BANCAS DE MEU AVÔ VICENTE, MEU PAI E MEUS TIOS, PARA ENCHER AS PANELAS TINGIDAS DE PRETO PELAS MARCAS DE CARVÃO E SUSTENTAR A NOSSA FAMÍLIA.

TRAGO A PAIXÃO PELA BELA, UNIDA E ABENÇOADA FAMÍLIA QUE CONSTRUI AO LADO DE VALÉRIA, ESPOSA COMPANHEIRA, MÃE PRIMOROSA E PELAS TRÊS FILHAS YANA, PRIMEIRO RAIO DE LUZ; YASMIN, INQUIETA CORRENTEZA DE RIACHO E YNGRID, CACHOS DE ACÁCIAS, PÉTALAS DE ALEGRIA.

TRAGO AS LIÇÕES DE SIMPLICIDADE, DE CORREÇÃO, DE HONESTIDADE, A SINCERIDADE E VERDADE APRENDIDAS COM MEUS AVÓS VICENTE E APOLINÁRIO; A ORAÇÕES DE MINHAS AVÓS JOANINHA E ANA.

A MANSIDÃO, A PACIÊNCIA, O OLHAR PENSATIVO E REFLEXIVO DE MEU PAI DOMICIANO E MUITO DO ESPÍRITO COMUNITÁRIO, PERSEVERANTE E DESAFIADOR DE MINHA MÃE MAURINA.

TRAGO ANOS DE CONVIVÊNCIA NAS COMUNIDADES CRISTÃS, NAS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE DA IGREJA CATÓLICA E DOS ENSINAMENTOS, ESSENCIAIS A MINHA FORMAÇAO.

OFEREÇO O QUE APRENDI NO ALTAR DA IGREJA NOSSA SENHORA PERPÉRTUO SOCORRO. AS LIÇÕES DE UM PADRE BELGA QUE CONSTRUIU EM NATAL UMA DAS MAIORES OBRAS CRISTÃS, SOCIAIS E EDUCACIONAIS E QUE FEZ COM QUE AS RETINAS DE MINHA CONSCIÊNCIA PUDESSEM TER UMA VISÃO CRÍTICA DA SOCIEDADE E MERGULHAR PELOS ESCOMBROS DAS FAVELAS, ENXERGANDO A MISÉRIA E PUDER ENGATINHAR PASSOS PARA COMBATER AS MAZELAS SOCIAIS.

COM PADRE TIAGO APRENDI QUE É POSSÍVEL MUDAR O MUNDO ATRAVÉS DA DOAÇAO, DA EDUCAÇÃO E DOS EVANGELHOS.

OFEREÇO AS REFLEXÕES DA CAMINHADA NOS GRUPOS DE JOVENS, PASTORAIS, SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RURAL, CRIADO POR DOM EUGÊNIO SALES, RÁDIO RURAL, COMISSÃO DE JUSTIÇA E PAZ E DOS ENCONTROS DE CASAIS.

TRAGO UM POUCO DA EXPERIÊNCIA QUE VIVENCIEI COMO SECRETÁRIO DE ESPORTE, CONSTRUINDO QUADRAS E CAMPOS DE FUTEBOL EM ÁREAS POBRES, APOIANDO O ATLETA AMADOR, CRIANDO A COPA NOSSA CIDADE NATAL, PROGRAMAS PARA AFASTAR A JUVENTUDE DAS DROGAS COMO OS JOGOS DA FRATERNIDADE QUE ME RENDEU UM DIPLOMA COMO UM DOS MELHORES SECRETARÍOS DO PAÍS.

A RECENTE EXPERIÊNCIA COMO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE NATAL, ONDE PUDE, NO MOMENTO MAIS CRÍTICO, DE MAIOR DIFICULDADE FINANCEIRA DOS ÚLTIMOS VINTE ANOS, DRIBLAR AS ADVERSIDADES E ABRIR EM OITO MESES, 12 CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL, TRÊS ESCOLAS, MONTAR DUAS CLASSES HOSPITALARES, NO VARELA SANTIAGO E MARIA ALICE FERNANDES, PARA OFERECER ESPERANÇA E DIGNIDADE AS CRIANÇAS ACOMETIDAS DE CÂNCER E OUTRAS DOENÇAS. AFASTADAS DA ESCOLA, PERDIAM O ANO. DEVOLVEMOS VIDA E CIDADANIA. PROJETO JÁ PREMIADO PELA ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO, COMO A MELHOR AÇÃO DE 2010 VOLTADA PARA OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

ELABORAMOS AINDA UM ARROJADO E REVOLUCIONÁRIO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO POPULAR. A ESCOLA DO TRABALHADOR: DA CARTEIRA AO TRABALHO, QUE VAI COMBATER DUAS CHAGAS SOCIAIS: O ANALFABETISMO E O DESEMPREGO. GARANTINDO CARTEIRA ASSINADA AOS QUE APRENDEREM A LER E ESCREVER. ALÉM DO SINAL VERDE QUE FORMARÁ ALUNOS DA REDE MUNICIPAL PARA O INGRESSO NO IFRN.

AGRADEÇO A PREFEITA MICARLA DE SOUSA PELA CONFIANÇA EM MIM DEPOSITADA PARA CONDUZIR UMA DAS MAIS IMPORTANTES PASTAS DE QUALQUER ADMINISTRAÇÃO E TER CONTRIBUIDO NA MELHORIA DA EDUCAÇÃO DE MINHA CIDADE.

TRAGO DOIS DIPLOMAS DE PARLAMENTAR DO ANO, CONFERIDO PELA IMPRENSA DE NATAL.

FAÇO PARTE SENHOR PRESIDENTE, SENHORES VEREADORES E VEREADORAS, DE UMA GERAÇÃO QUE FOI AS RUAS LUTAR POR LIBERDADE, PELA REDEMOCRATIZAÇÃO DO PAÍS E PELA ANISTIA.

PERTENÇO A GERAÇÃO QUE PINTOU A CARA PRA EXPULSAR PRESIDENTE E EXPURGAR A DITADURA DE NOSSO PAÍS. GERAÇÃO QUE SOFREU, CHOROU, PROTESTOU VENDO COMPANHEIROS SENDO TORTURADOS, PRESOS E AMORDOÇADOS.

PERTENÇO A UMA GERAÇÃO SONHADORA. SEM SONHO A INANIÇÃO DEFINHA A ALMA.

QUERO, JUNTO COM OS COLEGAS QUE COMPÕEM A MESA DIRETORA OFERECER TUDO O QUE APRENDI, TODA MINHA ENERGIA E VIVÊNCIA PARA FAZER O MELHOR NA CONDUÇÃO DOS DESTINOS DESTE PODER LEGISLATIVO.

ALIAREI O QUE APRENDI E APRENDEREI MAIS COM OS QUE INTEGRAM COMIGO ESSA MESA DIRETORA.

COM A JUVENTUDE, O VIGOR, A VONTADE DE SERVIR, COM A, MILITÂNCIA NOS BATENTES ESTUDANTIS DO VALOROSO VEREADOR JÚLIO PROTÁSIO.

COM UM HOMEM DE FAMÍLIA SIMPLES, CONTERRÂNEO DAS QUINTAS. FILHO DE FEIRANTE COMO EU. AUDITOR FISCAL E MÉDICO OFTALMOLOGISTA DE VISÃO VOLTADA PRO SOCIAL. VEREADOR ALBERT DICKSON.

CHAGAS CATARINO E ADÃO ERIDAN SUPLENTES DOS SECRETÁRIOS. DOIS VEREADORES DE INTRÍSECA RELAÇÃO COM AS COMUNIDADES, HOMENS SIMPLES QUE HAVERÃO DE CONTRIBUIR COM SUAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA. CHAGAS, JÁ NA PRIMEIRA LEGISLATURA ASSUMIU A SECRETARIA DE ESPORTES E ERIDAN TRAZ A VIVÊNCIA DE VÁRIOS MANDATOS NESSA CASA.

NAS MINHAS AUSÊNCIAS SEREI MUITO BEM REPRESENTADO POR UM VEREADOR PREPARADO E CUIDADOSO, ESTRADADO PELA COMPETENTE CARREIRA DE SEU PAI, NEY LOPES DE SOUSA. SEMPRE QUE FOR PRECISO DEIXAREI EM MÃOS SEGURAS O COMANDO DESTE PODER.

AINDA TEREMOS A NOSSA DISPOSIÇÃO A JUVENTUDE, O EMPENHO, A SERIEDADE DA VEREADORA JÚLIA ARRUDA, REVELAÇÃO CONFERIDA PELO DIPLOMA DE PARLAMENTAR DO ANO. MARCA A PRESENÇA FEMININA EM NOSSA EQUIPE. ALÉM DO VEREADOR MAURÍCIO GURGEL, MAIS UMA JOVEM REVELAÇÃO DESSA LEGISLATURA.

MAS ESTA MESA SERÁ RECEPTORA DE SUGESTÕES E IDÉIAS DE TODA CASA. POR ISSO ANTECIPO A CONFIANÇA DEPOSITADA EM MIM PELOS VEREADORES: ADÃO ERIDAN, AQUINO NETO, ADENÚBIO MELO, ALBERT DICKSON, BISPO FRANCISCO DE ASSIS, CHAGAS CATARINO, FRANKLIN CAPISTRANO, GEORGE CÂMARA, HERÁCLITO NOÉ, HERMANO MORAIS, JÚLIA ARRUDA, JÚLIO PROTÁSIO, MAURÍCIO GURGEL, NEY LOPES JÚNIOR, PAULO WAGNER, RANIERE BARBOSA.

E CONCLAMO A TODOS QUE CONTRIBUIREM PARA O ENGRANDECIMENTO DESTE PODER. OS VEREADORES DICKSON NASSER, LUIZ CARLOS, SARGENTO REGINA E O LÍDER ENILDO ALVES.

A FRENTE DO PODER LEGISLATIVO NÃO CANSAREI NA CONSTRUÇÃO DE PONTES ENTRE MARGENS PARA BUSCAR NO DIÁLOGO A SAÍDA PARA OS IMPASSES INERENTES A DINÂMICA DA POLÍTICA.

IMPLEMENTAREMOS PROPOSTAS NOVAS E MODERNAS.
INVESTIREMOS EM RECURSOS HUMANOS. NA CAPACITAÇÃO PESSOAL E VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR.

DINAMIZAREMOS NOSSOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO, TV E RÁDIO CÂMARA, INSTRUMENTOS DE TRANSPARÊNCIA E INTERATIVIDADE COM O CIDADÃO, PERMITINDO QUE A SOCIEDADE ACOMPANHE O DIA A DIA DOS ACONTECIMENTOS E A ATUAÇÃO DE CADA VEREADOR.

TODO ESFORÇO SERÁ DADO PARA QUE OS OCUPANTES DESSAS CADEIRAS EXERÇAM LIVREMENTE, COMPETENTEMENTE E EM TODA SUA PLENITUDE AS PRERROGATIVAS QUE A FUNÇÃO CONFERE.

NÃO VAMOS NOS AFASTAR DA TAREFA DE FAZER DESSE PLENÁRIO UM FÓRUM PERMANENTE DE DEBATES SOBRE TEMAS QUE FAVOREÇAM O CRESCIMENTO, QUE TRACEM UM FUTURO ALVISSAREIRO E QUE CONTRIBUAM PARA LEVAR DIAS MELHORES A CASA DOS MAIS NECESSITADOS.

BUSCAREMOS NOVAS PARCERIAS PARA QUE ESTA CÂMARA AMPLIE OS SERVIÇOS E POSSA OFERECER NOVAS AÇÕES E PROGRAMAS PARA OS SERVIDORES E PARA A POPULAÇÃO.

CONSTRUIREMOS UMA PONTE ENTRE A CÂMARA E OS BAIRROS; A SOCIEDADE E ESTE PALÁCIO, INSTALANDO NAS REGIÕES ADMINISTRATIVAS DA CIDADE A ESTRUTURA NECESSÁRIA PARA QUE O POVO ACOMPANHE, FISCALIZE E PARTICIPE DOS DEBATES DE INTERESSE DA COLETIVIDADE.

ESTA CASA DEVE SER A CASA DA POESIA, DO FOLCLORE, DAS ARTES, DA MÚSICA, DO INTENSO E PROFÍCUO DEBATE.

CASA DAS LETRAS, DOS MORADORES DOS BECOS, VILAS E FAVELAS, DOS CANGULEIROS E XARIAS, DO BECO DA LAMA, DOS POETAS E BOÊMIOS. CASA DO PROGRESSO, DA CIÊNCIA.

UMA CASA PLURAL. POIS ASSIM É A CASA DO POVO.

ESCREVEREMOS UMA HISTÓRIA DE AVANÇOS NESSE PALÁCIO.

ROGO A DEUS PARA QUE OS VERSOS DO POETA, A SINUOSIDADE DO POTENGI, A MEMÓRIA DA NATAL ANTIGA, A BRANCURA DE NOSSAS DUNAS, A BRAVURA DO ÍNDIO FELIPE CAMARÃO, O ESPÍRITO LIBERTÁRIO DE FREI MIGUELINHO E AMOR QUE TEMOS POR ESTA TERRA ILUMINEM NOSSOS PASSOS E NOS INSPIREM A TRILHAR O CAMINHO DO BEM, DA DECÊNCIA E DA ÉTICA. E QUE ESTA CASA POSSA ORGULHAR CADA FILHO DESTA TERRA DE LUIZ DA CÂMARA CASCUDO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.