#JornalismoSemFakeNews

03/01/2011





Morre o senador mineiro Eliseu Resende

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Do G1

SENADOR ELISEU RESENDE MORRE AOS 81 ANOS EM SÃO PAULO
Ex-ministro e ex-deputado estava internado desde 30 de novembro.
Ele tinha um tumor no intestino e chegou a passar por duas cirurgias. 

O senador Eliseu Resende (DEM-MG) morreu neste domingo (2), aos 81 anos, em São Paulo. Ele tratava um tumor no intestino e estava internado desde o dia 30 de novembro no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo.
Ele descobriu o tumor quando foi internado para fazer um check-up. Passou por duas cirurgias, nos dias 8 e 24 de dezembro. No sábado (1º), apresentou insuficiência renal.
Segundo a assessoria do senador, Eliseu Resende morreu às 20h. O velório deve ser na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Engenheiro civil nascido em Oliveira (MG), Resende foi diretor-geral do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER) de 1967 a 1974, ministro dos Transportes no governo de João Figueiredo, de 1979 a 1982, e assumiu o Ministério da Fazenda no governo Itamar Franco. Também presidiu Furnas e Eletrobras. Foi eleito deputado federal em 1994, 1998 e 2002. Em 2006, elegeu-se senador. 

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), decretou luto de três dias pela morte de Resende.
Em nota, afirmou que o colega de parlamento era "visionário" e que deixa "relevantes realizações" nas áreas energética, tributária, de recursos hídricos, de infraestrutura, dos direitos humanos e do meio ambiente.
"Visionário e dinâmico, Eliseu Resende desempenhou notável papel no
trabalho de integração viária do Brasil, tendo sido o autor do Plano
Rodoviário Nacional, responsável pelo asfaltamento da Belém-Brasilia, pela construção da Transamazônica e da ponte Rio-Niterói", lembrou Sarney.

O líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), definiu Resende como um “brasileiro de qualidade” e “homem de passado limpo”.
“O conheci quando fui prefeito de Natal e ele era ministro dos Transportes. Ele foi um grande ministro. Era um companheiro, a quem o partido entregava todos os assuntos relacionados a transporte e infraestrutura. Sempre oferecia uma opinião primorosa, honesta”, disse.

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), emitiu nota de pesar pela morte. O tucano lamentou a perda do parlamentar, citando Resende como "companheiro de tantas jornadas".
“Registro com pesar a perda para Minas de um dos mais íntegros homens públicos de sua história. O senador Eliseu Resende sintetizou a vocação mineira para a política e para o debate de ideias. Deputado, candidato a governador, ministro e senador, sempre primou pela defesa dos interesses dos mineiros e da nossa terra. Pautando-se sempre pela sabedoria do contraditório, permanentemente defendeu o debate público como instrumento máximo da valorização da democracia." 
Por meio de sua assessoria, o ex-presidente e senador eleito Itamar Franco manifestou pesar e afirmou que Resende foi um "lutador".

“Enquanto prefeito de Juiz de Fora e ele, diretor-geral do DNER, e posteriormente como ministro dos Transportes, mantivemos vários contatos. No meu governo, foi ministro da Fazenda. Ele sempre foi um defensor dos interesses mineiros, foi um lutador e notável engenheiro, conhecido nacionalmente. Recebi com muita tristeza a notícia do seu falecimento. Foi um excelente deputado e senador. Perdemos um amigo. Minas perde um dos seus filhos mais ilustres. Que Deus o receba em sua infinita bondade."
Pelo Twitter, o senador Hélio Costa (PMDB-MG) lamentou a morte de Resende, a quem chamou de "amigo e ilustre senador".


Do Blog: Eliseu Resende estava na metade do seu mandato de senador, que tinha ainda 4 anos pela frente. Período em que o mandato será exercido pelo suplente, Clésio Soares de Andrade 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ver comentários: 0

Calendário


  •  AnteriorJaneiro 2011Próximo 
    DomSegTerQuaQuiSexSab
    2627282930311
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    303112345

Copyright © 2021 Blog Thaisa Galvão. Todos os direitos reservados.