13/01/2011
Thiago Cortez: Mudanças na Sejuc irão fazer funcionar o sistema prisional do Estado
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Novo secretário Estadual de Justiça e Cidadania, Thiago Cortez recebeu carta branca da governadora Rosalba Ciarlini para reformular a pasta na intenção de repensar o sistema prisional do Estado.
Para isso, Thiago, que é advogado, está redigindo um projeto-de-lei com as alterações que apresentará à governadora.
Entre as mudanças, está a criação de uma Sub-coordenadoria de Administração Penitenciária, que terá, além da Coordenação de Assuntos Judiciários, já existente, mais duas Coordenações: a de Estabelecimenbtos Prisionais e a Administrativa.
A primeira, para cuidar de presos, remoções, transferências, julgamentos, etc...e a segunda para cuidar, por exemplo, de estoque de alimentos, lista de presos...que segundo Thiago, hoje é impossível identificar aonde estão todos os presos do Estado.
Também está sendo criado, para apresentar à governadora, o Infopen - um setor de Inteligência, ligado diretamente ao gabinete do secretário, que terá entre suas atribuições, ações de combate a rebeliões e motins.
"Eu estou com muitas ideias, e com essa estrutura, tenho certeza que conseguirei fazer um bom trabalho. E eu estou trabalhando junto à governadora pra gente nomear técnicos para essas funções. Não dá pra fazer política nessa área. E a governadora já me disse que diretores e vice-diretores de presídios serão técnicos", adiantou o secretário Thiago Cortez, que vai buscar nomes fora da Secretaria, que hoje só dispõe de apenas 9 funcionários efetivos.
"A Secretaria funciona com servidores cedidos por Prefeituras ou por outros setores do próprio Estado", revelou o secretário.