10/03/2011
Vagner Araújo explica sua ida para Prefeitura do Natal
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Por interino
A prefeita Micarla de Sousa está reunindo seu novo secretariado, com a ausência de dois auxiliares, que tiveram as nomeações publicadas no Diário Oficial de hoje: Cláudio Porpino, que vai para a Semsur, e Vagner Araújo, para a Administração.
Com viagem programada antes de ser convidado para ocupar a pasta, Vagner enviou comunicado por escrito à prefeita, e ao interino do blog, explica sua ida para a Prefeitura de Natal, depois de fazer parte, durante 7 anos, da administração da ex-governadora Wilma de Faria.
Como foi articulada sua participação na administração da prefeita Micarla?
Vagner Araújo - Na verdade não houve "articulação". Fui sondado sobre esta possibilidade por amigos comuns, inicialmente. Em seguida fui convidado pessoalmente pela prefeita. Ela está reformulando sua estrutura de gestão e achou que eu poderia contribuir com meu perfil técnico e com a experiência acumulada em missões que desempenhei no Estado, no Governo Federal e na própria prefeitura do Natal ao longo das duas últimas décadas. Eu resolvi aceitar em respeito ao gesto e aos propósitos da prefeita.Também, por achar que a hora é de ajudarmos Natal. Não só a superar dificuldades que existem em algumas áreas mas, sobretudo, a fazer valer para a cidade e para toda a população as grandes oportunidades que estão à nossa frente e que se colocam como enormes desafios de gestão: a Copa de 2014, os impactos do novo aeroporto de São Gonçalo, do terminal pesqueiro, no nosso porto, do crescimento e consolidação sustentável do turismo, do setor de serviços em geral entre outras atividades econômicas. E da metropolização da cidade, que está avançando, com grande pressão na sua estrutura viária...Eu sempre fui de arregaçar as mangas e fazer. Gosto de colaborar. Não sou de ficar só falando, reclamando ou apenas dizendo como as coisas devem ser feitas. Vou à luta.
Você faz parte da executiva estadual do PSB. Está representando o partido na administração municipal?
Vagner - Não. A minha ida para a prefeitura não é um movimento partidário. Não houve deliberação do partido sobre isto. Estou indo por decisão pessoal e pelo meu perfil técnico. E foi assim que eu fui convidado pela prefeita. Ela ressaltou desde o primeiro momento que, embora interessasse a ela discutir aliança com o PSB, a minha indicação para a Secretaria de Administração não era um ato político. Ela disse que o seu enfoque estava sendo "gestão" e, por isto, estava buscando pessoas independentemente de partidos para ocupar algumas áreas. Aliás, convenhamos: a secretaria de administração é um órgão burocrático, instrumental, compõe a chamada área "meio" da prefeitura. É uma secretaria que não se incluiria em nenhum entendimento político-partidário, até por sua natureza estritamente técnica.
Então, como a sua nomeação está sendo vista por seu partido?
Vagner - Tive várias conversas com os dirigentes do partido. Alguns não viram maiores problemas. Acharam que a hora é mesmo de todos ajudarem Natal. Outros demonstraram preocupação dado que o partido está iniciando agora a discussão do seu projeto político-eleitoral para 2012 e a minha ida, junto com a do ex-deputado Cláudio Porpino - outro quadro do PSB convidado para a prefeitura, poderia dar a entender que o partido já estava se posicionando em favor do provável projeto de reeleição da prefeita Micarla.
E o que ficou decidido entre você e o seu partido?
Vagner - Compreendendo e concordando com esta preocupação resolvi pedir "licença" das minhas atividades partidárias. Assim, ficará bem claro para todos que estou assumindo como ato pessoal e não partidário. E o PSB ficará totalmente à vontade para discutir e decidir que rumo tomará na eleição de 2012 em Natal.
Wilma poderá ser candidata a prefeita de Natal? E se for, disputando com Micarla, com quem ficará Vagner Araújo?
Vagner - A ex-governadora Wilma é pessoa por quem tenho grande admiração e gratidão. Trabalhar com ela foi para mim uma grande escola, um grande privilégio. Ela tem espírito público elevado, algo que falta à maioria dos nossos políticos. Ela foi a primeira pessoa a quem comuniquei o convite da prefeita - e a minha aceitação de pronto. Ela disse que por não se tratar de uma decisão partidária e, sim, pessoal, não ia se posicionar. Mencionou a possibilidade de ser convidada pela Presidenta Dilma para cargo federal em Brasília ou na região Nordeste. Que considerava a hipótese de me incluir entre seus auxiliares nesta nova missão. Agradecido, eu disse a ela: "estou lutando para concluir meu curso de direito até o próximo ano. Sair de Natal neste momento impediria esta meta importante para meu futuro profissional". Perguntei a ela sobre planos para 2012. Se seria candidata a prefeita. Ela repetiu o que já havia nos dito: seu projeto político é no legislativo. Pretende ser candidata em 2014 a um cargo no Congresso Nacional. Estarei com ela nessa luta. Se houver alguma mudança nestes planos avaliaremos conforme forem os novos rumos.
Quais seus planos para a Secretaria de Administração da Prefeitura?
Vagner - Tenho metas interessantes e inovadoras. Boas novidades. Mas ainda preciso concluir discussão e fechamento com a prefeita Micarla antes de divulgá-las, o que deve acontecer nos próximos dias, logo após a posse.