30/05/2011
Projeto Atum Brasil/Japão, da Fiern, começa a dar resultados
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O Projeto Atum Brasil/Japão, lançado edm fevereiro pela Fiern, numa parceria inédita com a empresa potiguar Atlântico Tuna e o governo japonês, já começa a dar resultados.
Já está ancorado no Porto de Natal um navio-frigorífico que veio direto do Japão para transportar 1.500 toneladas de atum brasileiro da melhor qualidade, marcando com isso a primeira grande exportação.
Hoje o vice-presidente da Fiern, Amaro Sales, foi ao Porto de Natal para falar à imprensa sobre a primeira exportação. Com ele estavam o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, Betinho Rosado, o diretor-presidente da Atlântico Tuna, Gabriel Calzavara e o diretor regional do Senai, Rodrigo Mello.
“Somos uma empresa atuneira do Rio Grande do Norte que tradicionalmente pesca atum com tecnologia espanhola e americana e agora estamos utilizando a tecnologia japonesa para pescar no Oceano Atlântico. Esta tecnologia dá mais condições de pescar o albacora (tipo de atum). Com mais absorção do recurso pesqueiro disponível, com aumento da captura de forma sustentável, permitindo a retomada das exportações e a difusão de uma tecnologia que pode dar às empresas acesso aos recursos pesqueiros, precisamos formar pessoal e este trabalho está sendo feito em parceria com o Sistema Fiern, através do presidente Flávio Azevedo, idealizador do projeto, e com a expertise do Senai”, afirmou.
Visita ao navio no Porto de Natal